Relembre as principais coberturas do Cotidiano UFSC na retrospectiva desse semestre

O Cotidiano UFSC encerra suas atividades no primeiro semestre de 2015 e volta a produzir novamente a partir do dia 10 de agosto, junto com o início das aulas na universidade. Durante os últimos seis meses, realizamos coberturas de assuntos importantes na vida universitária, como a greve dos servidores técnico administrativos, a ocupação da reitoria por alunos que recebem assistência estudantil, as eleições do Diretório Central dos Estudantes e o CONUNE. Também foram feitas diversas reportagens especiais, das quais você confere um breve resumo abaixo. Para acessá-las, basta clicar no título ou na foto.

irmao_alemao

“A metodologia foi o acaso”, conta historiador que ajudou Chico Buarque a encontrar irmão

Nessa reportagem, Lucas Amarildo entrevistou João Klug, professor de história da UFSC que ajudou Chico Buarque a encontrar Sergio Günther, seu meio-irmão que morava na Alemanha e morreu em 1981 em razão de um câncer de pulmão. Em meio à entrevista, Lucas Amarildo reconta a trajetória de Chico e as descobertas que fez sobre o irmão. A história de Günther inspirou o livro “O Irmão Alemão”, que foi lançado em novembro de 2014.

fernando_morais

Fernando Morais fala sobre os rumos do Jornalismo em entrevista ao Cotidiano

No dia 12 de junho, o jornalista e escritor Fernando Morais veio até Florianópolis para uma palestra sobre os rumos do Jornalismo atual. O evento fazia parte da entrega do 2º Prêmio Fecomércio Santa Catarina de Jornalismo. Depois da palestra, as repórteres Luiza Kons e Larissa Gaspar conseguiram entrevistar o jornalista, que falou sobre internet, os problemas do jornalismo e a atividade de escrever.

autismoAutismo no Ensino Superior

No dia 02 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o Cotidiano UFSC publicou um especial sobre autismo no Ensino Superior. As repórteres Luiza Kons e Miriam Irineia entrevistaram A., que faz parte do grupo de 10% de autistas que são superdotados. O especial traz números sobre a condição e especialistas ajudam a desmistificar a relação do autista com a educação e o acesso ao Ensino Superior.

saga_por_reconhecimentoA saga por reconhecimento 

Durante a Feira Catarinense do Livro, que ocorreu dos dias 6 a 16 de maio, Priscila dos Anjos  entrevistou escritores de Santa Catarina e discutiu a pouca visibilidade que os autores regionais têm dentro do próprio estado. Como alternativa à dificuldade de publicação em editoras e a distribuição dos livros em livrarias locais, vários desses escritores vêm apostando em plataformas digitais, como a Amazon.

um_ano_sem_lixo

Por uma vida sem lixo

No fim de 2014, a estudante de Design da UFSC Cristal Muniz decidiu que pararia de produzir lixo. Para isso, inspirou-se nos casos de Lauren Singer e Bea Johnson, americanas que pararam de produzir resíduos ainda em 2007.  Amanda Ribeiro, Beatriz Santini e Paula Barbabela contaram a história de Cristal, que mais tarde estampou capas de revistas nacionais, e ainda discutiram a situação do lixo em Florianópolis.

memoria_ufsc

Viaje pela memória da UFSC

Nessa reportagem, Lucas Amarildo apresenta o acervo da UFSC, que contém mais de 250 mil fotos da universidade, tiradas desde 1960, quando foi inaugurada. Veja o antes e o agora de vários lugares do campus, como a Praça da Cidadania, a Reitoria e o Centro de Desportos (CDS)

orrtorexia

Quando ser saudável se torna uma obsessão?

Uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde no começo do ano revelou que cada vez mais pessoas têm aderido a práticas e alimentação saudáveis. Mas você sabia que eixste um momento em que a obsessão pela saúde perfeita causa transtornos? A repórter Beatriz Santini falou sobre a ortorexia, esse novo transtorno alimentar. Como se pode diagnosticá-lo, algumas de suas causas, os problemas que traz e como ajudar quem passa pelo problema. Ao fim da matéria, alguns dados sobre saúde no Brasil.

estampa_livre

Confeccionando prisões mais humanas

Você sabia que existe um projeto de confecção de camisetas funcionando dentro do Complexo Penitenciário de Florianópolis, na Agronômica, que vem gerando renda e diminuindo os índices de reincidência entre seus participantes? Gabriel Lima e Amanda Ribeiro foram conhecer o Estampa Livre e conversaram com Newton Almeida, ex-detento e atual coordenador do projeto.

pl-terceirizacao

Projeto de Lei que regulamenta terceirização segue para o Senado envolto em polêmicas

No mês de maio, o projeto de lei 4330/04, que regulamenta a contratação de trabalhadores terceirizados, foi aprovado na Câmara dos Deputados. Matheus Alves mostrou as opiniões favoráveis e contrárias à aprovação do PL e ainda listou, em infográfico, quais são os serviços terceirizados na UFSC.

imigrantes

Canes, Khaled, Amin e Darling: diferentes origens, o mesmo destino

“A migração faz parte da história da humanidade. Ela é uma força de mudança na escala econômica, social e política ao longo do tempo, seja por colonização, invasão, conquista, migração etc”. Em uma das últimas reportagens produzidas pelo Cotidiano UFSC, Nahomie Laurore e Luiza Kons apresentam as histórias de quatro migrantes de diferentes países que vieram até o Brasil.

Retorno às atividades

Durante essas três semanas de recesso, você confere em nossa página do Facebook os trabalhos finais dos alunos de Jornalismo Online e entrevistas exclusivas realizadas pelos alunos da disciplina Edição nesse primeiro semestre de 2015 sobre temas relacionados à história e ao jornalismo. O conteúdo do site volta a ser atualizado a partir do dia 10 de agosto, início do segundo semestre letivo de 2015.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.