Viaje pela memória da UFSC

Texto e Imagens: Lucas Amarildo (lucasamarildosouza@gmail.com)

Costuma-se dizer que a fotografia é um recorte do tempo, que nos leva ao passado e à boas lembranças. Entre os elementos mais importantes da imagem está o acompanhamento do desenvolvimento dos lugares. Os registros são uma ótima forma de resgatar dados históricos e reconhecer as transformações ao longo do tempo.

Desde a criação da UFSC, em 1960, diversos fotógrafos registraram as transformações da instituição. Grande parte deste material, mais de 250 mil fotos, está guardado no acervo fotográfico da universidade. Os arquivos são de responsabilidade da Agência de Comunicação da UFSC (Agecom), que desde 2001 desenvolve o Projeto de Preservação e Informatização das fotos.

construção_reitoria

Registro feito em 1971, durante a construção do prédio da Reitoria (Acervo Fotográfico/ Agecom UFSC)

O projeto do acervo fotográfico pretende aumentar o índice de recuperação e disseminação das informações, através da organização, restauração e higienização dos materiais. Os negativos e fotos em papel passam por processo de digitalização, enquanto as imagens digitais são editadas e indexadas, para permitir a identificação dos eventos e das pessoas retratadas. O objetivo é conservar a memória da instituição, com o acervo disponível à comunidade por meio de bancos de imagens e do Repositório da UFSC.

Se você tem alguma foto antiga da universidade e quer disponibilizar, entre em contato pelo telefone (48) 3721-2818 ou pelo e-mail agecom@contato.ufsc.br

Cortina do Tempo

O Cotidiano selecionou algumas fotos da UFSC em diferentes períodos. Navegue com o mouse sobre elas e descubra as transformações ao longo do tempo.

Reitoria, Praça da Cidadania e CTC

Praça da Cidadania