Hipermídia

02Um pedaço do Japão em Santa Catarina

Natália Huf
A primeira colônia japonesa no estado de Santa Catarina foi criada em 1963, e recebeu as primeiras famílias em 1964. O Núcleo Celso Ramos mantém até hoje tradições típicas que os imigrantes trouxeram consigo e, no primeiro final de semana de setembro, realizaram o Hanami, festa de apreciação das flores de cerejeira, que brotam no início da primavera

luthierO velho luthier

Amanda Ribeiro e Paula Barbabela
Aos 82 anos, Antônio Bittencourt Matos vive da arte de transformar simples pedaços de madeira em belos instrumentos de corda.

 

autismo_cotidianoAutismo no Ensino Superior

Daiane Nora, Luiza Kons e Miriam Amorim
Estima-se que 2 milhões de brasileiros possuam o espectro autista, sendo que muitos desconhecem as características e os níveis da síndrome. Além das dúvidas e preconceitos, os autistas enfrentam outros tabus como o ingresso no Ensino Superior.O especial produzido pelo Cotidiano UFSC relata histórias de autistas que ingressaram na Universidade, além de trazer informações sobre as formas de inclusão que vem sendo adotadas pela Universidade Federal de Santa Catarina.

foto.galeria_hortas.urbanasAs Hortas Urbanas de Florianópolis

Textos e Fotos: Daiane Nora e Miriam Amorim
A crescente preocupação com a alimentação, com a saúde e com o meio ambiente é evidenciada pela popularização das hortas comunitárias em Florianópolis. O mutirão da Horta Comunitária do Pacuca, que acontece todo domingo às 17h, reúne os moradores locais para o cultivo, manutenção e construção da horta localizada no Campeche. Sob princípios como sustentabilidade, cooperação e valorização da diversidade, as hortas comunitárias da Ilha vão em sentido contrário a lógica do agronegócio: a produção em larga escala, o uso de agrotóxicos, a exportação.

youtuber_cotidiano YOUTUBER — VOCÊ JÁ PENSOU EM SER UM?

Texto: Ana Carolina Inácio, Camila Valgas, Fernanda Mueller e Juliana Fernandez
O termo YouTube vem do inglês, you — você — e tube — tubo (gíria utilizada para se referir à televisão), portanto, a tradução seria algo como you television — “você na tv”, “você transmite”. Esse é o objetivo da plataforma criada em 2006: transformar o internauta em um produtor de conteúdo, permitindo que ele carregue e compartilhe vídeos. Descubra como começar o seu próprio canal.

abortocapaAborto na Web

Texto:Matheus Vieira, Natália Huf
Arte: Miriam Amorim
O trecho acima é parte da reportagem especial que trata sobre como a internet serve de recurso para ONGs que ajudam quem mora em um país onde o aborto é proibido.

67O último verde de Desterro

Texto e vídeos: Luisa Scherer, Jéssica Antunes e Raíssa Turci
O pedacinho de terra conhecido como Ponta do Coral, espremido entre o mar e a avenida mais movimentada de Florianópolis, fica próximo à uma das áreas mais luxuosas e caras da cidade. O pequeno terreno na área privilegiada da Ilha atraiu investidores, e hoje a construtora Hantei briga na justiça para a permissão da construção de um mega empreendimento de 22 andares.

66

A luta antes do ringue

Produção: Manuel Vitart, Gabriel Daros, Laura Prada e Miki Sanchez
Conheça um pouco dos momentos de preparação e treinos dos atletas Matheus Rickson e Bruno Moura que antecederam a competição de boxe “Marreta Boxing Contest”

65A batucada é das minas

Texto: Larissa Gaspar
Em 2015 a canção “Aqui é meu lugar” do grupo de pagode Entre Elas foi eleita a Música do Ano pelo Prêmio da Música Catarinense, com 1.137 votos. Conheça o grupo Entre elas que mostra que pagode não é só coisa de homem.

64MÃE MARI, DONA DO TERREIRO DA FAVELA DO SIRI, CONTA A SUA HISTÓRIA

Texto: Luara Wandelli e Vitor Shimomura
Fotos: Vitor Shimomura
A Vila do Arvoredo, no bairro Ingleses, também conhecida como Favela do Siri, abriga uma comunidade de dezenas de famílias no meio das dunas e da mata rasteira. É lá também que está o terreiro “Caboclo Rompe-Mato” de Mãe Mari, 51 anos, que apesar de ter recebido o nome de Mário Miranda, aos sete anos já sabia que era mulher e, aos 15 anos, começou sua feitura no Candomblé, religião que depois deixou pela Umbanda.

63VINHO, TAINHA E MUITO DOMINÓ

Texto e fotos: Luiza Kons
Conheça a história da Mercearia Madre Benvenuta fundada há 49 anos por Ernesto José Nunes e que há 20 anos serve de ponto de encontro para jogadores de dominó.

 

62Capoeira – Resistência física e cultural

Texto: Gabriela Pederneiras, Gabriela Prestes e Gisele Flôres
A capoeira é uma arte marcial que mistura esporte, cultura popular e música. Tem como características principais a agilidade e complexidade dos golpes e movimentos, desde chutes e rasteiras até acrobacias em solo ou aéreas. Praticantes desta arte marcial aprendem, além dos golpes, a tocar os instrumentos e cantar as músicas relacionadas à esta cultura.

61O Largo da Alfândega em Batalha pelo direito à cidade

Texto e imagens: Natália Porto e Ricardo Pessetti
O largo da Alfândega é um espaço ,no centro histórico de Florianópolis, onde são realizadas diversas apresentações de capoeira à artistas de rua. Foi o local de expressão encontrado por jovens se encontram todas as quintas-feiras, desde 2009, para rimar e mostrar que também estão inseridos na cidade. Apesar disso, em 2014 o movimento foi proibido pela Polícia Militar de Santa Catarina, que desautorizou a manifestação dos grupos culturais.

60ESTUDANTES INDÍGENAS DISCUTEM DEMARCAÇÃO DE TERRA, EDUCAÇÃO E SAÚDE

Reportagem: Larissa Gaspar, Luiza Kons, e Nahomie Laurore
Entre os dias 28 de setembro e 2 outubro, a UFSC recebeu o III Encontro Nacional de Estudantes Indígenas, com 650 alunos de diversas etnias. Educação, demarcação de terras e saúde indígena foram temáticas debatidas durante o evento.

59Os incríveis invisíveis

Texto e fotos: Luiza Kons
Muitas vezes passamos pela rua e mal nos damos conta das pessoas que estão ao nosso redor. Páginas como FLORIPA invisível e Humans of UFSC buscam mudar essa realidade por meio de postagens que mostram um pouco dessas “histórias invisíveis”. Mas quais são as histórias por trás da criação dessas duas páginas ?

58SETEMBRO AMARELO: FALAR É A MELHOR OPÇÃO

Texto: Malena Wilbert
Casos de suicídio aumentaram 60% nos últimos 45 anos. Está na hora de parar de trata-lo como um tabu, e sim como o problema de saúde publica que é. Anualmente são registrados mais de 1 milhão de suicídios no mundo. Dez mil deles no Brasil. No ranking do índice para cada 100 mil habitantes, Santa Catarina fica atrás apenas do Rio Grande do Sul. O estado também tem a capital com maior número de suicídios no país.

57Pela culatra

Texto, fotos e vídeo: Ricardo Pesseti
No Bar do Alemão, contadores de histórias relembram última eleição para prefeito de Timbé do Sul, extremo sul de Santa Catarina

 

55Transgredindo

Texto: Malena Wilbert
Colaboração: Matheus Faisting
Quando nasceu ela não foi reconhecida como Maria, mas sempre foi Maria. Na infância eram nítidos seus traços femininos e sua preferencia pela maquiagem da mãe a brincar de carrinho. Maria foi crescendo com o conhecimento que seu sexo biológico não condizia com seu verdadeiro gênero. Conheça a história de Maria Zanella e um panorama da realidade dos transsexuais nos dias de hoje.

54Caso Snowden ainda têm repercussões

Texto: Lívia Rezende
Em 2013, as revelações do ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional (NSA) americana, Edward Snowden, de que o governo dos Estados unidos estaria espionando não apenas seus cidadãos, mas também governos de outros países, repercutiram no mundo inteiro. Snowden entregou ao jornalista Glenn Greenwald cerca de dez mil documentos secretos da NSA, que revelavam interceptação de dados telefônicos, emails e dados armazenados em nuvem na internet. Por cauas de suas declarações, Snowden foi considerado um traidor pelo governo de seu país e acabou tendo que fugir para a Rússia para escapar da prisão nos EUA. Em entrevista ao jornal mural Verax, Glenn Greenwald, seu cônjuge David Miranda e o jornalista especializado em direitos humanos e segurança nacional Murtaza Hussain discutiram a repercussão do caso Snowden no Brasil e no mundo e planos para o futuro.

53Entrevista com Audálio Dantas

Texto: Roberta Bucheler
O autor e jornalista Audálio Dantas relata suas experiências durante terror da repressão militar. Em entrevista feita através do aplicativo de celular Whatsapp, ele contou sobre sua carreira como jornalista e sobre o período da ditadura no Brasil.

53Relembrando James Joyce

Texto e fotos: Gabriela Dequech, Mariana Petry e Mônica Custódio
Poderia ser só mais uma terça-feira de outono na Praça XV de Novembro, em Florianópolis, não fosse pelo grupo de pessoas que liam exemplares de um livro grosso nos arredores da velha figueira. Sentados no chão, em bancos ou em cadeiras de praia, os leitores integravam a edição florianopolitana do Bloomsday, evento que ocorre anualmente pelo mundo no dia 16 de junho com o objetivo de homenagear o escritor irlandês James Joyce e sua maior obra, o romance Ulisses.

52O lixo que a UFSC produz

Texto: Anna Silva e Miriam Amorim Fotos: Miriam Amorim
Mensalmente a comunidade universitária produz cerca de 46 toneladas de lixo.
Mas qual o destino de tudo isso? Você sabia que além dos resíduos orgânicos e secos são gerados na UFSC, resíduos perigosos? Quais são as empresas responsáveis pela coleta? Que coleta? Há um ano e meio a secretaria de Gestão de Resíduos Sólidos busca se adequar às leis e políticas ambientais do país. No próximo semestre o Plano de Gestão de Resíduos (PGRS), que vem sendo elaborado pela gestão, será discutido pelos centros e implantado nos campus de Florianópolis.

51Brazilian Storm – a nova geração do surf brasileiro

Texto: Gabriela Damaceno
A expressão Brazilian Storm foi usada pela primeira vez em 2011 durante o US Open de 2011, na Califórnia. Foi a partir de então que a mídia especializada internacional começou a usar essa expressão para se referir a essa nova geração do surfe brasileiro.

50

CANES, KHALED, AMIN E DARLING: DIFERENTES ORIGENS, O MESMO DESTINO

Texto: Luiza Possamai Kons e Nahomie Laurore
Arte: Amanda Marques
A migração faz parte da história da humanidade. Ela é uma força de mudança na escala econômica, social e política ao longo do tempo, seja por colonização, invasão, conquista, migração etc. As formas e os motivos pelos quais o ser humano migra mudaram ao longo do tempo e o fenômeno acaba criando estereótipos sobre essas pessoas que deixam seus paises em busca de uma vida melhor, fazendo com que a migração seja associada à criminalidade, à miséria e os imigrantes como um potencial desestabilizador da ordem social. Confira a reportagem sobre a história de quatro imigrantes que vivem hoje no Brasil.

49Quando resistir é mais que necessário

Texto: Amanda Casemiro
Fotos: Instituto Vladimir Herzog e Centro de Documentação e Memória (Cedem) da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp)
Entrevista com o jornalista Vladimir Sacchetta, editor de pesquisa do livro “As Capas Desta História”

48LUGAR DE LIVRO NÃO É SÓ NA ESTANTE

Texto: Amanda Ribeiro
O fechamento da Biblioteca Universitária da UFSC por causa da greve dos servidores técnico-administrativos poderia estar tirando o sono de muita gente, não fosse a possibilidade de pesquisar na internet e encontrar os livros exigidos nas disciplinas em formato digital. Desde a popularização dos ebooks, no início dos anos 2000, foram criados muitos portais com o objetivo de agregar e categorizar esses livros: os acervos digitais.

48

54° Congresso da União Nacional dos Estudantes

Texto, fotos e vídeos: Priscila dos Anjos
Eles discutiram política. Saíram às ruas exigindo mudanças. Gritaram “A UNE somos nós, nossa força e nossa voz”. Defenderam a não redução da maioridade penal. Apoiaram greves. Reconhecem a UNE como a única entidade representativa dos estudantes e negam a existência da ANEL — Assembleia Nacional dos Estudantes Livre. No 54º Conune — Congresso da União Nacional dos Estudantes — estavam divididos por muitas temas, mas pelo menos num ponto houve acordo: Nenhum centavo a menos para a educação.

47A Revolução dos Baldinhos

Texto e fotos: Miriam Amorim
Após uma infestação de ratos em 2007, os moradores da comunidade Chico Mendes no bairro Monte Cristo, criaram um sistema de gestão de resíduos orgânicos que em oito anos já transformou mais de 500 mil toneladas de lixo em adubo.

47Da faculdade para o palco da vida

Texto: Gabriela Dequech e Mônica Custódio
Mesmo em meio a correria e as dificuldades da fase universitária, alguns estudantes de Florianópolis conseguem se dedicar a projetos inovadores: peças de teatro, automóveis tecnológicos e eventos beneficentes são algumas dessas iniciativas. Veja a seguir como essas ideias surgiram e mais informações sobre empreendedorismo universitário.

46ARGENTINA E O CÂMBIO PARALELO

Texto: Gabriela Damaceno
A Argentina é um destino muito escolhido pelos brasileiros que querem viajar. Mas antes de embarcar na aventura pelo nosso país vizinho, é bom saber como funciona a moeda por lá. Confira como funciona o câmbio e a situação da moeda da Argentina.

45PÔQUER: CARREIRA DE SUCESSO OU CAMINHO PARA OS PROBLEMAS?

Texto: Amanda Reinert, Ana Carolina Vaz e Leise Silva
No início de abril de 2009, o pôquer foi reconhecido como esporte pela Federação Internacional de Esportes da Mente. Com cinco milhões de adeptos no Brasil, o jogo vem atraindo cada vez mais jovens adultos, que abandonam seus empregos para se dedicar a campeonatos. Um caso é o de André Akkari, funcionário de uma empresa de tecnologia que descobriu o pôquer em 2005 e hoje é campeão mundial. Mas, em alguns casos, o pôquer pode deixar de se tornar uma competição saudável e se tornar um vício.

44Ganmificação das salas de aula

Texto: Amanda Ribeiro, Luiz Fernando Menezes e Vinícius Bressan
Desde a década de 70, quando os videogames começaram a se popularizar no mundo, pais e professores se preocupavam com os problemas que os jogos eletrônicos poderiam trazer ao desenvolvimento de crianças e adolescentes. Partindo de um contexto histórico, a reportagem “Gamificação das salas de aula”, aborda os benefícios e os malefícios que os games trazem à educação e ao desenvolvimento de jovens. São citados também alguns casos em que os games foram efetivamente implantados nas salas de aula e melhoraram o desempenho dos alunos.

43Confeccionando prisões mais humanas

Texto: Amanda Ribeiro e Gabriel Lima
Fotos: Estampa Livre e Patrícia Siqueira
A necessidade de reintegração dentro do Complexo Penitenciário de Florianópolis levou ao desenvolvimento de uma atividade diferente para os detentos  em 2006: o “Estampa Livre”, um projeto de confecção e estamparia de camisetas. Hoje, sete anos depois, muitas coisas mudaram. Com a tiragem de três mil camisetas por mês, o projeto consegue não apenas se sustentar, mas também pagar o valor integral de um salário mínimo para cada detento.

42A saga por reconhecimento

Texto, fotos e ilustrações: Priscila dos Anjos
Reportagem especial sobre a falta de reconhecimento de escritores catarinenses em feiras de livros e livrarias locais.

 

41Xô, mosquito

Texto, fotos e arte: Nahomie Laurore
Com base nos dados do ministério da saúde as vítimas de dengue no Brasil vêm crescendo nesses últimos meses: 220 novos casos são registrados por hora. Diversas medidas estão sendo tomadas na luta contra a doença, que ainda não tem vacina nem tratamento. Além de destruir os focos do mosquito transmissor da Dengue, o uso de repelente é recomendado para evitar a contração do vírus.

40Herbário Flor da UFSC

Produção: Simone Feldmann
Conheça o Herbário Flor, fundado em 1964, que além de conservar plantas secas, “é uma fonte de conhecimento da biodiversidade, um registro histórico dos estudos botânicos e da vegetação do estado de Santa Catarina. Cada amostra de uma coleção biológica é um testemunho de um espécime vivo em seu habitat natural, portanto, dado primário que embasa o conhecimento sobre a diversidade da flora”.

39Viaje pela memória da UFSC

Texto e Imagens: Lucas Amarildo
Desde a criação da UFSC, em 1960, diversos fotógrafos registraram as transformações da instituição. Grande parte deste material, mais de 250 mil fotos, está guardado no acervo fotográfico da universidade. Os arquivos são de responsabilidade da Agência de Comunicação da UFSC (Agecom), que desde 2001 desenvolve o Projeto de Preservação e Informatização das fotos. O Cotidiano selecionou algumas fotos da UFSC em diferentes períodos. Navegue com o mouse sobre elas e descubra as transformações ao longo do tempo.

38Por uma vida sem lixo

Texto e arte: Amanda Ribeiro, Beatriz Santini e Paula Barbabela
A designer catarinense Cristal Muniz criou, no fim do ano passado, o projeto “Um ano sem lixo”: baseando-se nos casos de duas blogueiras norte-americanas, quer parar de produzir lixo até o fim desse ano. Para isso, vem reduzindo o desperdício de comida, parando de consumir embalagens, usando produtos naturais e artesanais e compartilhando suas experiências no blog do projeto, que alimenta regularmente com histórias e dicas para quem também quer seguir esse caminho.

37O Autismo no Ensino Superior

Texto: Miriam Amorim e Luiza Kons
Fotos: Luiza Kons
O dia 2 abril é marcado pelo Dia Nacional de Conscientização do Autismo.
Estima-se que 2 milhões de brasileiros possuam o espectro, sendo que muitos desconhecem as características e os níveis da síndrome. Além das dúvidas e preconceitos, os autistas enfrentam outros tabus como o ingresso no Ensino Superior

36

A falta de moradia na capital catarinense

Produção: Maicon Rios, Anaíra Sarmento, Júlia Rohden e Elva Gladis
De acordo com dados da Prefeitura, existem 14.775 famílias cadastradas no Plano Municipal de Interesse Social (PMHIS), que gostariam de viver nas áreas urbanas de Florianópolis, mas que não têm condições financeiras de garantir seu direito à habitação. A reportagem também aborda as políticas públicas de habitação da cidade e a especulação imobiliária na capital, que está na nona posição no ranking de metros quadrados mais caros do Brasil.

01Ruas de Florianópolis

Texto e diagramação: Guilherme Longo
Fotos: Guilherme Longo e Bruna Andrade
Conselheiro Mafra, Othon Gama D’Eça, Paulo Fontes. Muito provavelmente você já andou por essas ruas no centro da cidade. Seja para trabalhar, estudar ou simplesmente comprar algo que esteja precisando. E General Rosinha, Jornalista Mello e Martinho Calado? Já ouviu falar? Pode ser que não, mas é bem provável que já tenha passado por esses locais sem saber seus nomes.

E você sabe quem são e o que fizeram essas pessoas que dão nome às ruas do centro de Florianópolis? Saiba neste especial do Cotidiano UFSC.

02

Eleições 2014

Texto: Amanda Ribeiro, Beatriz Santini e Guilherme Longo
Diagramação: Guilherme Longo
Você sabe qual é a função dos cargos que serão eleitos no próximo dia 5/10/2014? E como funcionam os votos nulos ou brancos? Tire suas dúvidas neste especial sobre eleições.

03

O Homem Descartável

Texto, fotos e diagramação: Aline Ribeiro
Livro-documentário que retrata e reflete sobre o cotidiano de inúmeras pessoas que vivem nas ruas, alienadas da realidade, e do questionamento: existe relação entre o ato de descartas coisas (objetos) e o ato de descartar pessoas (indivíduos)?

04Tom Jobim

Texto e diagramação: Fernanda Struecker
Biografia do compositor, maestro, pianista, cantor, arranjador e violinista brasileiro Tom Jobim.

 

05

 Mudanças no Mercado Público

Texto: Marília Marasciulo
Fotos:  Brenda Thomé
Diagramação: Marília Quezado
Conheça um pouco da história do Mercado Público  e o que mudou nos últimos anos.

06A história por trás da máscara

Texto e Diagramação: Luiza Macedo Giombelli
Fotos: Eduardo Biermann, Marcos Finotti e Raul Golinelli
Expressão misteriosa, sorriso irônico, bochechas rosadas. Esse é o rosto que se multiplicou e tomou conta dos protestos que vem acontecendo no Brasil. Milhares de brasileiros escolheram se esconder atrás da máscara que é um símbolo da luta pela liberdade e pela justiça, e que ficou famosa tanto pelo filme “V de Vingança” quanto pela organização Anonymous. Mas a história e os ideais por trás disso tudo são bem mais antigos.

07Mudanças no mundo do trabalho

Texto: Marília Marasciulo, Pâmela Carbonari, Mariana Moreira
Editoração: Merlim Malacoski
Desde 1889, muita coisa mudou no mundo do trabalho. Leis, direitos e profissões que surgiram e acabaram. Saiba mais neste especial do Dia Mundial do Trabalhador.

 

08

Ghost Bikes: uma experiência multimídia

Vídeo e produção: Marina Empinotti

O movimento das ghost bikes (bicicletas fantasmas) surgiu nos Estados Unidos, em 2002, e já tem representações em 26 países. A ideia original era de uma intervenção artística urbana em que bicicletas abandonadas são pintadas de branco, mas com o tempo as ghost bikes  passaram a ser fixadas em locais onde ciclistas perderam a vida no trânsito. O movimento chegou ao brasil em 2007 através de entidades paulistanas, no ano seguinte foi feita a primeira manifestação em Florianópolis. A história das bicicletas fantasmas é contada em “Ghost bikes: uma experiência multimídia”.

09Navegando na Ilha do Mel

Produção: Laryssa de Almeida D’Alama e Nayara de Almeida D’Alama
No litoral sul do Brasil, uma ilha mistura o contato com a natureza, a tranquilidade das praias, o agito de turistas, pontos turísticos únicos e acolhimento de seus moradores. Embarque nessa viagem e navegue pela Ilha do Mel, um dos destinos turísticos mais procurados do Paraná.

10Erva-mate

Texto, fotos e editoração: Merlim Malacoski
Consumida como chimarrão, tererê ou chá tostado, a erva mate é um importante produto da economia dos estados da região sul do país, sendo o Brasil o segundo maior produtor do mundo. Seu processo de produção envolve práticas que misturam costumes tradicionais e modernidade, mas também enfrenta problema como a utilização da mão-de-obra escrava.

11

Marcha das Vadias

Texto: Beatriz Aguiar e Lilian Koyama
Infográfico: Stephanie Pereira
Vadia? O que significa essa palavra? A mulher que se veste com decotes? A mulher que beija vários homens em um noite? Quem participa da Marcha das Vadias quer mostrar que o corpo da mulher não pertence ao marido, ao padre ou ao governo, mas a ela mesma. Saiba aqui como o evento começou, quais os objetivos, e veja a cobertura da Marcha das Vadias em Florianópolis.

12Top 5 cursos mais concorridos da UFSC (2011)

Texto, vídeos e fotos: Géssica Silva, Jéssica Trombini
Design: Géssica Silva
Conheça um pouco mais sobre os cinco cursos mais concorridos da Universidade Federal de Santa Catarina: Engenharia Química, Engenharia Civil, Direito, Arquitetura e Urbanismo e Medicina.

 

13

Olhai os Muros da Cidade

Textos e infográficos: Stephanie Pereira
Antes considerada como algo marginal, arte de rua vai pouco a pouco alimentando a mesma cultura que desvalorizava. Blog coletivo compartilha frases, imagens, intervenções e arte na tentativa de inspirar o cotidiano das cidades.

 

14Eleições DCE UFSC

Texto e Foto: Manuela Lenzi
Em 2012 os alunos da Universidade Federal de Santa Catarina terão a oportunidade de escolher entre duas chapas para o novo Diretório Central dos Estudantes (DCE), a Chapa 1, Polifonia, e a Chapa 2, Voz Ativa. A primeira é originária das três últimas gestões, o Boas Novas, Canto Geral e Rosa dos Ventos.

15

Paul McCartney – O outro lado da venda dos ingressos

Texto: Marília Marasciulo
Ilustração: Merlim Malacoski
Infografia: Stephanie Pereira
Confusão, bagunça e dúvidas foram as sensações que a compra de ingressos para o show de Paul McCartney em Florianópolis deixou nos consumidores. Muitas perguntas ficaram sem respostas, como por exemplo, por que a meia-entrada só foi vendida para alguns setores? Diante de várias questões, fomos ouvir especialistas em defesa do consumidor para saber o que o um consumidor que se sente lesado pode fazer para se defender.

16Fritz Müller: 190 anos

Produção: Milton Schubert
Em 31 de março de 1822, nascia Fritz Müller, o naturalista amigo de Charles Darwin e pioneiro nas explicações exatas e matemáticas sobre a Seleção Natural das Espécies. Acompanhe este especial para conhecer um pouco mais da vida e obra desta importante personalidade que, em 2012, completaria 190 anos.

17Destino: Florianópolis

Produção: Francisca Nery e Mariana Moreira
Oportunidades de trabalho, a chance de estudar, uma história de amor. São diversos os motivos que atraem estrangeiros para se mudar e tentar ganhar a vida na cidade de Florianópolis. Nesta reportagem, contamos a história de quatro homens que deixaram a vida já construída de lado e arriscaram começar sua história de novo.

 

18Sons do Cotidiano

Texto: Dayane Ros e Giuliane Gava
Editoração: Milton Schubert
Zumbidos, chiados, batidas, batuques, estampidos, agudos e graves. É com isso que muitas pessoas convivem todos os dias. Será que o seu ouvido suportaria uma rotina de trabalho exposto a sons fortes por muito tempo? Maurício, Cristine, Carlos e Rodrigo mostram como o som está presente nas suas profissões e como lidam com ele.

19Utilizando animais como Cobaias

Texto e design: Ariana Fonseca
Enquete: Jéssica Trombini
Colaboração: Rafael Canoba e Thiago Moreno
Há muito tempo animais são usados em testes de laboratório em prol da saúde e bem-estar humano, porém, esta prática é polêmica na sociedade. Confira as opiniões sobre o tema.

20Um século em dez fotos

Fotorreportagem: Rafaella Coury e Túlio Kruse
Edição: Rafael Canoba
A história de Florianópolis pode ser contada de muitas maneiras: através da escrita, de sons, de vídeos, de histórias passadas de uma geração para outra. O Cotidiano encontrou uma maneira diferente de contar um parte dessa história: por meio de fotos, que mostram pontos conhecidos da capital catarinense, foram reproduzidas pela nossa equipe na tentativa de mostrar a passagem do tempo por esses lugares.

21No palco do pânico

Texto: Rafaella Coury e Bruno Batiston
Editoração/ Flash: Thiago Moreno
A síndrome do pânico é uma doença de caráter psiquiátrico caracterizada pela ocorrência de ataques de ansiedade aguda e intensa, que duram, em média, de vinte a trinta minutos. Porém, para quem vivência a experiência, a sensação é de que cada crise dura muito mais. Entenda melhor neste especial multimídia sobre a síndrome do pânico.

22Especial Jimi Hendrix

Texto: Milena Lumini e Stephanie Pereira
Editoração: Stephanie Pereira
Biografia do maior guitarrista de todos os tempos: Jimi Hendrix.

 

23Especial Elvis Presley

Textos, vídeo e editoração: Joice Balboa e Stephanie Pereira
Do seu nascimento, em uma pequena cabana em Tupelo, Mississipi, até a sua morte em uma mansão em Memphis, Tennessee. Neste especial você vai conhecer um pouco sobre a vida do garoto que nasceu para ser o Rei do Rock.

 

Vida de bonequeiro

Reportagem e edição: Diego Cardoso, Nayara D’Alama e Suélen Ramos
Editoração: Joice Balboa
Entre os dias 20 e 27 de junho de 2010. companhias de teatro do Brasil se reuniram na capital catarinense para o 4º Festival Internacional de Teatro de Animação (Fita Floripa). Os artistas que participam do evento contam ao Cotidiano sobre as rotinas de trabalho, dificuldades e gratificações de quem dedica a vida à arte.

25Arte Urbana

Textos e fotos: Ingrid Fagundez e Thiago Moreno
Vídeo: Ingrid Fafundez
Edição: Joice Balboa
A expressão arte urbana se refere a qualquer manifestação artística realizada em espaços públicos. Ela pode designar tipos de grafismo, como o estêncil ou o grafite, intervenções teatrais, instalações… Em Florianópolis, pintores, desenhistas, palhaços, malabaristas, equilibristas e atores estão todos os dias tentando espalhar sua arte pelos espaços coletivos da cidade.

26

A Universidade por seus reitores

Edição e produção: Diego Cardoso, Laryssa D’Alma, Nayara D’Alama, Suélen Ramos
Editoração em Flash: Joice Balboa
Na comemoração dos 50 anos da Universidade em 2010, os sete ex-reitores vivos revelam momentos marcantes, dificuldades enfrentadas e as perspectivas futuras.

Especial Café27

Textos: Diego Cardoso, Nayra D’Alma e Suélen Ramos
Vídeo: Nayara D’Alama e Suélen Ramos
Editoração: Joice Balboa
Economia, história e a curiosidades de uma das bebidas mais populares no mundo: o café.

28

Especial Maconha

Segundo os dados do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas, CEBRID, estima-se que no Brasil existam cinco milhões de usuários de maconha e que o tráfego da droga gira 20 milhões de dólares. Pela violência gerada pelos traficantes, muito se tem discutido sobre a descriminalização do uso da planta, até mesmo por autoridades, como Fernando Henrique Cardozo e pelo governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral.

29Berçário da vida

Produção: Ana Paula Flores, Elaine Manini, Mayara Rinaldi, Tardia Paulo Farias
Colaboração: Marcos Antonio F.Domingues, Marco Antonio dos Santos
O ecossistema manguezal é de extrema importância para refúgio, crescimento e reprodução de muitas espécies. Apesar disso, tem sido vítima da ação humana, principalmente da poluição e ocupação desordenada. A garantia de sua integridade só acontecerá com a conscientização.

30

O homem do picadeiro

Redação, edição, editoração eletrônica:
Claudia Mebs, Diego Cardoso, Rosielle Machado
Especial sobre palhaços.

 

31

 A Florianópolis de cada um

Edição e produção: Bárbara Dias Lino, Cláudia Mebs, Cláudia Xavier, Daniela Bidone, Diego Cardoso, Diego Vieira, João Schimitz, Joice Balboa, Larissa Cabral, Nayara D’Alma, Suélen Ramos, Rosielle Machado.
Editoração em Flash: Joice Balboa
No aniversário da cidade o depoimento de personagens que compõem o dia-a-dia de Florianópolis: a pipoqueira apaixonada pelo Avaí e a sabedoria de Dona Ilda, uma benzedeira. A história dos bilhetinhos no Bar do Arante, do operário que dedicou 60 anos da vida à Ponte Hercílio Luz e do pescador que, apesar de amar o mar, não quer os filhos na pesca.Conheça estas e outras histórias.

32

Olhares sobre a novembrada

Reportagem: Angieli Maros, Bárbara Dias Lino, Camila Ribas, Diego Vieira, Laryssa Dalama, Nayara Dalama, Rosielle Machado, Diego Cardoso, Claudia Mebs
Infografia: Alexandre Maydana
Edição? Clóvis Geyer, Andrea da Luz, Helton Ricardo Barreto, Maria José Baldessar.
Florianópolis, 30 de novembro de 1979. No Palácio, um general presidente, ministros, governador e outras autoridades. Na praça, estudantes, donas de casa, taxistas, crianças e a polícia. Nas fotos, filmes  entrevistas a visão dos jornalistas que fizeram a cobertura do protesto que ajudou a derrubar a ditadura.

33Especial Mandioca 

Texto: Alécio Clemente, Joice Balboa
Editoração em flash: Joice Balboa
Colaboração: Clóvis Geyer
História, curiosidades e fotos de um das alimentos consumidos no Brasil.

34A queda do muro de Berilm – 20 anos

O mundo comemora os 20 anos da queda do muro de Berlim, importante momento histórico que transforma os últimos anos do século XX, alterando o mapa geopolítico do leste europeu e influenciando o comportamento das mais diversas nações de todos os continentes. Este especial do Cotidiano UFSC apresenta depoimentos, fotos, vídeos e reportagens sobre este período.

35O Paraguai sem Colorado

Produção: Beatriz Calza Ferrari e Domitila Becker
Design: Domitila Becker
O Paraguai passou, em agosto de 2008, por uma das mudanças políticas mais significativas de suas últimas cinco décadas ao eleger, pela primeira vez desde 1946, um presidente desvinculado do Partido Colorado. Eleito com uma plataforma socialista pouco definida, o ex-bispo católico, Fernando Lugo, levantou durante a campanha presidencial questões polêmicas. Entre elas, a reforma agrária, a rediscussão do Tratado de Itaipu e a diminuição da corrupção e do contrabando. Sua campanha deu esperança a um país de seis milhões de habitantes que é o quarto maior produtor mundial de soja e onde cerca de 500 famílias possuem 90% das terras.