FotojornalismoReportagens

Mesmo com greve dos servidores, Restaurante Universitário mantém atividades

Texto e Foto 360º: Miriam Amorim (amorim.miriam@gmail.com) e Silvio Costa Pereira (silviodacostapereira@gmail.com)

Nesta segunda-feira, 24, teve início a greve dos servidores na UFSC, mas até o momento não há indicativo de que o restaurante universitário será fechado. Dos 43 servidores que trabalham no RU, 23 são cozinheiros, entre os quais 18 estão em greve, de acordo com Márcio Marques, auxiliar de contabilidade e de apoio financeiro do restaurante. O trabalho realizado pelos grevistas está sendo feito pelos outros cozinheiros e por funcionários da empresa terceirizada.

Enquanto não ocorre a paralisação geral dos servidores do RU, a rotina de mais de 7500 estudantes que se alimentam diariamente no local, continua a mesma: fila, paciência, carteirinha, passe, prato, talheres, arroz, feijão, lentilha, batata, carne, salada, fruta, e enfim saborear. O tempo médio de caminhada da entrada na fila até as catracas de acesso ao RU é de 15 a 25 minutos no horário de pico, às 12h.

No entanto, este tempo varia conforme o dia e o cardápio, indica Marques: “quando o pessoal vê que é um empanado de frango a fila já cresce… agora quando é bisteca, sempre dá uma reduzida”. Nas segundas e sextas o fluxo de usuários do RU é menor do que terças, quartas e quintas. Nos finais de semana o número de refeições servidas cai para aproximadamente 2.500. Outros fatores que levam ao aumento da fila são eventos no campus onde os participantes têm acesso ao RU e também a ocorrência de problemas internos no momento de servir a comida.

O número de usuários do RU em 2016 é menor do que em 2015. Durante o ano passado, a recorrência de dias nos quais mais de 10 mil refeições foram servidas foi maior do que neste ano, comenta Marques. Isto pode ser resultado da apreensão de cerca de 500 carteirinhas, só no primeiro semestre, de ex-alunos que tentaram comprar passes de acesso. Por meio de um leitor magnético, agora é possível identificar este tipo de fraude.

Foto em 360º : imagem criada a partir da costura digital de 6 fotos captadas com lente grande angular e da reconstrução parcial de pedaços do céu e do chão. Clique com o mouse e arraste para a esquerda, direita, para cima ou para baixo (ou, em tablets e smartphones, toque na tela e arraste o dedo para a direção desejada) para movimentar-se pela fotografia. Use o scroll do  mouse (ou a pinça com dedos em telas sensíveis ao toque) para aproximar ou afastar a imagem (zoom in/out). Clique sobre os links para navegar pelos conteúdos adicionais.