Reportagens

Documentário produzido por repórteres do Cotidiano UFSC vence o 15º Prêmio Jovem Jornalista

O documentário “Uma história de silêncios”, produzido pelas estudantes Ísis Leites Regina, Clara Spessatto e Júlia Santos da Rosa Matos, do Curso de Jornalismo da UFSC, repórteres do Cotidiano UFSC, foi um dos três trabalhos reconhecidos  pelo 15º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, projeto liderado pelo Instituto Vladimir Herzog.

O filme discute como o nazismo, banido e condenado internacionalmente após a Segunda Guerra Mundial, fez – e faz – parte da história de Santa Catarina. Após encontrarem quadros com a bandeira nazista expostos no hall da Secretaria de Educação da cidade Dona Emma, as estudantes perceberam a naturalização por parte de alguns moradores sobre o passado local e decidiram investigar.

As cidades Dona Emma, Timbó e Ibirama, no Alto Vale do Itajaí, são o foco da produção, que envolveu mais de sete horas de entrevista, apesar da pouca disposição encontrada em se falar sobre o assunto na região. Por que o assunto tem ressurgido? Como o jornalismo deve cobrir casos nazistas em uma região que evita relembrar o passado? O documentário tenta trazer à tona essas questões, quebrando um silenciamento histórico.

O material produzido pelas estudantes contou com a orientação da professora Stefanie Carlan da Silveira, do Departamento de Jornalismo da UFSC, coordenadora do Cotidiano, e com a mentoria da jornalista Bianca Vasconcellos.  A produção está disponível no canal do Youtube do  Instituto Vladimir Herzog e pode ser acessada por meio do link https://youtu.be/opJSmR-yxfA?feature=shared

O evento de entrega dos prêmios aos participantes ocorreu na última segunda-feira (23) no Itaú Cultural, em São Paulo. Durante a cerimônia foram exibidos três minidocumentários, resultantes de um trabalho que começou com a inscrição de pautas relacionadas ao tema “Novas e velhas lutas: qual o papel do jornalismo na reconstrução do Brasil?”. As três melhores propostas, dentre elas a do Curso de Jornalismo da UFSC, foram selecionadas pelo Instituto Vladimir Herzog e receberam uma bolsa e orientação de jornalistas profissionais.

O prêmio é uma homenagem ao jornalista Fernando Pacheco Jordão, que sempre se preocupou com o desenvolvimento dos jovens profissionais de imprensa. Falecido em 2017, Pacheco Jordão atuou na redação de importantes meios da imprensa nacional, incluindo emissoras de rádio, de televisão e jornais de circulação nacional.