Termina o primeiro turno da eleição para reitor na UFSC

eleição

Encerrou agora há pouco,  as 21 horas, o primeiro turno da eleição para a escolha do novo reitor da UFSC. O processo eleitoral ocorreu sem tumultos ou grandes complicações. A coordenação da Comissão Eleitoral informou que não houve denúncias de boca de urna ou relatos de problemas, que serão aferidos a partir dos registros nas atas de votação.

Os candidatos à reitoria Cláudio Amante, Luis Carlos Cancellier, Roselane Neckel, Edson de Pieri  e Irineu Manoel  votaram pela manhã, em suas respectivas seções.

IMG_7498 (2)Também durante a manhã, a rede da internet do Campus da UFSC em Joinville aparentemente havia sido rackeada. o invés do nome “Rede UFSC”, os internautas visualizavam uma apologia ao voto para a Chapa 84. A situação foi regularizada rapidamente, e as 11h37 já aparecia o nome normal, como mostra a cópia de tela das redes sem fios disponíveis para celular, no Campus de Joinville.

A Chapa UFSC+ (84) prontamente apurou a ocorrência junto ao Setic, onde foi informado que a tal rede nomeada era um SSID particular de 3G de celular. Sendo assim, não houve invasão à rede de rádio da UFSC, o que não configura um desvio nas regras da Comissão Eleitoral.

cceDurante a tarde, o único contratempo foi a substituição de uma urna eletrônica em uma das seções do CCE.

No início da noite, dois alunos reclamaram que, quando foram votar, seus nomes já haviam sido assinado por outras pessoas. No entanto, não houve nenhuma denúncia formal para a Comissão Eleitoral sobre o acontecido.

As apurações dos votos dos campi de Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville serão realizadas nos próprios locais , e os resultados da contagem serão enviadas online para a Comissão, que fica alocada em Florianópolis.

Estima-se que até as 22h30 já seja divulgado o resultado da eleição de hoje. Caso nenhum candidato obtenha um total maior de 50% dos votos válidos, o segundo turno da eleição acontecerá no dia 11 de novembro.