ArquivoFotojornalismoReportagens

Idosos encontram lazer e aprendizado no ambiente universitário

Texto e fotos: Beatriz Santini (beatrizfsantini@gmail.com)

DSC_5632

Engana-se quem pensa que Universidade é lugar apenas de jovens. Muito pelo contrário. Na UFSC, os idosos também tem seu lugar nas ações do Núcleo de Estudos da Terceira Idade, o NETI.

Fundado em 1983 por Neusa Mendes Guedes e Lúcia Hisako Takase Gonçalves, o NETI promove diversas ações em busca de um envelhecimento sadio. O Núcleo, coordenado hoje pela Doutora em Enfermagem, Jordelina Schier, valoriza a pessoa idosa e a insere no contexto acadêmico através de cursos, aulas, oficinas, encontros e dinâmicas.  Eles também prestam assessoria e consultoria à comunidade, através de parcerias com entidades governamentais e não-governamentais.

Uma das atividades do Núcleo é o curso “Os Avós na Universidade”, que discute o relacionamento entre as gerações no dia-a-dia e estimula o resgate das histórias de vida . Já no Laboratório de Informática, os idosos participam da “Oficina de Informática para Terceira Idade”, que passa noções básicas de informática, e estimula a pesquisa, socialização, entretenimento e navegação na rede.

A maior animação fica por conta do “Grupo de Convivência 5 de maio”. Há mais de 30 anos, as participantes se reúnem semanalmente para conversar, jogar, cantar e dançar. Todas as atividades contam com o auxílio e monitoramento da assistente social Helena Scozi, que acompanha o grupo durante a tarde.

Qualquer idoso da comunidade pode participar dos projetos. As inscrições acontecem duas vezes por ano, uma no começo e a outra no meio do ano. A etapa desse começo de ano já aconteceu, mas há ainda vagas remanescentes que podem ser consultadas na secretaria.

Confira aqui a lista completa de atividades do NETI– UFSC.

Os avós na Universidade:

Grupo de Convivência 5 de maio:

Oficina de informática para terceira idade: