Competição mundial de aviões de papel faz seleção para etapa nacional

Texto e fotos: Lucas Amarildo (lucasamarildosouza@gmail.com)

Competição de aviões de papel

Uma brincadeira de criança levada a sério. Esta é a melhor definição para a Red Bull Paper Wings, maior competição de aviões de papel do mundo, realizada em cerca de 80 países. A UFSC sediou a etapa classificatória na manhã desta terça-feira (25). Em Santa Catarina, a prova acontece em duas categorias: distância e duração do voo. No total, 56 participantes testaram suas habilidades na busca pelas duas vagas para a etapa nacional.

A concentração em cada dobra feita na folha A4 tinha o objetivo de garantir simetria às asas do pequeno avião. Depois de uma hora de treino, os competidores lançaram suas dobraduras sob os olhos dos juízes. 34 estudantes na categoria distância e 22 na categoria duração de voo. Entre eles, João Antônio Dreveck, estudante de engenharia mecânica e dono do recorde nacional em distância de voo. A marca de 33,5 metros, conquistada em 2012, levou Dreveck para a etapa mundial da competição, na Áustria.

GIF_avião
Roberto Cidral garantiu uma das vagas na etapa nacional na categoria distância de voo

Na classificatória deste ano, quem atingiu a maior distância foi o estudante de Filosofia Roberto Cidral, com 31 metros. Já o voo mais longo foi conquistado por Jaison Garcia Lucas, que manteve seu avião no ar por oito segundos. Os dois seguem para a etapa nacional, em Brasília, dias 7 e 8 de abril. Os campeões em cada categoria representarão o Brasil na competição internacional, que acontece em maio.

As regras do campeonato são definidas pela  Paper Aircraft Association (PPA). Os competidores devem usar o papel fornecido pela organização, em tamanho A4, e produzir o avião no local do evento, apenas com dobraduras.

One thought on “Competição mundial de aviões de papel faz seleção para etapa nacional

• ótimas fotos! parabéns! gostei muito do website, continuem assim!

Resposta