Estudantes haitianos realizam festa típica para celebrar a cultura do país
Texto e fotos: Luiza Kons (lupkons@gmail.com)
As cerca de 200 pessoas que estiveram presentes no Restaurante dos Servidores, no sábado, 7 de novembro, puderam correr os olhos em um salão decorado de azul e vermelho, as cores da bandeira haitiana. A festa, organizada por 27 estudantes da Associação de Estudantes Haitianos da UFSC (AEH/UFSC), comemorou a última batalha da Revolução Haitiana, a Batalha de Vertières, que ocorreu em 18 de novembro de 1803.
O objetivo era divulgar a cultura e a história do país. Pelas paredes havia cartazes que explicavam o episódio que simbolizou oficialmente a independência, conquistada pelos rebeldes, da antiga colônia francesa. Um dos maiores ícones da luta travada com o exército colonial francês foi o líder Jean-Jacques Dessalines, que depois acabou se tornando o governante da primeira colônia independente da América.
Durante a festa, embalada por músicas haitianas, foram servidos pratos típicos como a sopa de abóbora, banana frita, saladas com pimenta e a Kremas (bebida alcoólica com de leite de côco).
De acordo com Jean Samuel Rosier, mestrando em economia na UFSC, hoje a luta da Associação é encontrar uma forma de repassar a capacitação e os conhecimentos adquiridos no Brasil para o povo haitiano.
Confira as fotos:
[widgetkit id=11266]