Antes de entrar em férias, Cotidiano UFSC relembra matérias que marcaram o semestre

O Cotidiano UFSC encerra suas atividades do segundo semestre de 2014 e volta à sua produção normal em março de 2015, junto com o início das aulas na universidade. Foram quatro meses produtivos, com 120 posts no site entre reportagens, fotográficos, especiais hipermídia e notícias. O Cotidiano é um projeto de extensão para a experimentação de novos fomatos em jornalismo online e nesse semestre  teve uma equipe composta por sete repórteres – Amanda Marques, Beatriz Santini, Bruna Andrade, Guilherme Longo, Luize Ribas, Marina Gonçalves e Matheus Alves – sob a coordenação da professora Maria José Baldessar.

Entre tantas matérias, podemos destacar algumas pela relevância temática, como é o caso da série de reportagens para a eleição. Em nosso especial Eleição 2014, tratamos, a partir de diferentes perspectivas e contextualização, sobre aborto, reforma política, maioridade penal, desarmamento, legalização da maconha e casamento homoafetivo. Outras se destacam devido ao seu diferencial, como é o caso da matéria sobre a visita ao curso de Jornalismo de jovens do campo. O diferencial é que um resultado da parceria entre os bolsistas do Cotidiano e os jovens do interior de Santa Catarina, que participam do projeto “De olho na Terra”, e que passaram o dia recebendo diversas oficinas na universidade e trocando experiências.

Nesse semestre queríamos conhecer ainda mais o cotidiano e cenário de outros bairros da cidade. São exemplos os fotográficos de Santo Antônio de Lisboa e da Praia da Armação. Na Armação conhecemos também o Ponto de Cultura Baleeira, local que promove diversas atividades culturais, como oficinas de renda de bilro, tecelagem e percussão. O repórter Matheus Alves também foi conhecer a Praia do Saquinho, localidade que ainda não recebe luz elétrica. Também fizemos um especial sobre as ruas de Florianópolis, para conhecer a história por trás dos homenageados nas ruas da cidade.

E na preparação paras férias, no caso a sua, caro leitor, produzimos quatro reportagens sobre o que Florianópolis oferece no verão. Nesse Guia de Férias você confere dicas gastronômicas, diferenciais das parias, pontos turísticos da cidade e alternativas para fugir do óbvio na escolha de onde curtir a noite na Ilha.

Para fechar o semestre, você confere na página inicial do site uma matéria com os web documentários e reportagens produzidos pela turma de Jornalismo Online. Os assuntos são variados: de quem trabalha no sinal às experiências de intercambistas e de torcedores de futebol americano. A página inicial só será atualizada em março, mas aproveite as férias e não se preocupe, porque em 2015 voltamos com mias conteúdos importantes para o seu cotidiano.