ArquivoFotojornalismoReportagens

Cinco ideias para fugir do comum na noite de Florianópolis

pousadas-em-florianopolis-ilha-de-santa-catarina-noite1

Texto: Beatriz Santini (beatrizfsantini@gmail.com)
Fotos: Reprodução

O mar durante o dia, e o pôr-do-sol no fim da tarde são atrações já esperadas pelos moradores e turistas que chegam à Florianópolis. E a noite na capital catarinense também já é uma das mais famosas do país pelas luxuosas baladas de música eletrônica em Jurerê Internacional, que chegaram a tornar Floripa conhecida como “Ibiza Brasileira”, em menção à ilha espanhola famosa por seus clubes.

Mas para quem não  gosta desses ambientes cheios de “ostentação” e “bate estaca”, a cidade também oferece várias opções. O Cotidiano selecionou uma série de destinos para quem quer fugir da rota tradicional e sentir um clima manézinho diferente.

Ensaio da Escola de Samba Unidos da Ilha da Magia

A Escola de Samba União da Ilha da Magia, conhecida como UIM, estreiou em fevereiro de 2009, com 2057 membros que levaram o enredo “A Lagoa dos meus sonhos”, em homenagem a Lagoa da Conceição, para avenida. Esse ano o tema é história da surf e o seu envolvimento com Florianópolis, com o samba “Adoradores do Sol nas “ondas” da Ilha da Magia“.

A UIM convida a comunidade para os seus ensaios pré-carnaval que acontecem na Lagoa da Conceição, todas as sextas-feiras e domingos até o carnaval, as oito e meia da noite. A entrada é grátis e qualquer um pode participar e entrar no clima do carnaval.

Ouça o samba-enredo do carnaval 2015 da escola para já ir se preparando para a noite:

Onde? Praça Bento Silvério, Lagoa da Conceição.

Taliesyn Rock Bar

Para quem gosta de um bom rock’n roll, o Taliesyn Rock Bar, localizado bem no centro da cidade é uma boa pedida. Como os próprios donos gostam de dizer, o bar “aconchegante e honesto” abre suas portas todos os dias a partir das 21h. O bar toca rock dos anos 60 e 70, e é um ótimo lugar para os apreciadores de cerveja.

O Taliesyn Rock Bar nasceu em 2007 como um lugar para os amantes de cerveja e rock. Hoje, o palco do local também serve de incentivo às bandas locais e aos que estão começando na música.

Onde? Na Rua Victor Meirelles, 112, ao lado da Quibelândia.

Casa de Noca

Se a ideia é sentir o clima da ilha, a Casa de Noca é a pedida perfeita. Com noites de samba, forró, salsa, zouk, mpb, rock e outros ritmos, a casa é eclética, multicultural e deixa todo mundo à vontade.

Quem vai também encontra petiscos de botecos tradicionais da cidade, e pode apreciar a vista da noite da Lagoa da varanda do segundo andar.

Onde? Avenida das Rendeiras, 1176, Lagoa da Conceição.

Rancho do Neco

A construção do Rancho do Neco costumava ser abrigo para as ostras recém capturados, e há mais de dez anos o local segue duas grandes tradições.

A primeira é a do lugar onde ele fica, o Sambaqui, um bairro famoso pela pesca e cultivo de ostras, que foi um dos primeiros que foram habitados pelos açorianos que chegaram à Florianópolis. Até hoje os moradores da região preservam seus costumes e tradições através de danças religiosas, festas e incentivos aos grupos de danças folclóricas.

E a segunda, do samba de raíz. Todos os domingos, desde o fim de tarde, os apreciadores de uma boa música podem chegar lá para curtir na beirinha do mar uma cerveja gelada e um samba bem feito.

Onde? Rua Gilson Xavier da Costa, 2800, Ponta do Sambaqui.

De Raíz

Na estrada pra Praia da Joaquina, com vista para as dunas de areia, a casa de shows tem uma proposta sócio-ambiental de preservação da natureza e do ambiente em que está localizada.

O DeRaíz é uma casa que celebra a cultura brasileira, e funciona a dez anos com a intenção de resgatar essa cultura popular. Terça-feira é dia de forró por lá, e domingo, de samba! Nos outros dias, outras festas diferentes animam o local rústico e simples.

Onde? Avenida Prefeito Acácio Garibaldi S. Thiago, 1777, Estrada Geral da Joaquina.