ArquivoFotojornalismo

Praia da Armação tem atividade pesqueira constante e diversos apreciadores

Texto e fotos: Luize Ribas (luizeribas@gmail.com)

Com uma extensão de praia de mais de 3 quilômetros, a Armação tem como seu principal diferencial na paisagem os barcos coloridos de pescadores artesanais que ficam em frente ao rancho deles. O rancho está localizado em uma das pontas da praia: a que faz divisa com a praia do Matadeiro. Essa parte também é a mais procurada da Armação por oferecer um mar mais calmo em relação ao outro extremo, ao lado do Morro das Pedras.

O destaque histórico da Armação é o fato de, há mais de dois séculos, ter sido o local em que as embarcações eram armadas e equipadas antes de irem ao mar para caçar baleias, e por isso a denominação Armação. Do mar, os barcos com baleias já capturadas iam para a praia vizinha, Matadeiro, onde eram abatidas. Mesmo após a proibição da caça às baleias e o fim dessa atividade, a Armação continuou sendo chamada assim.

A Igreja que fica em frente à praia também é histórica: construída em 1772, é uma das mais antigas da Ilha. No entanto, após tantas restaurações, especialistas afirmam que pouco restou da arquitetura original. Com uma paisagem única, Armação é uma das praias mais movimentadas do Sul da Ilha e faz com que muitos turistas e moradores queiram admirar e registrar em fotografias o visual.

[widgetkit id=7445]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.