Bibliotecas Públicas de Florianópolis são alternativa à paralisação da BU

Texto: Bruna Andrade (brunandrade92@gmail.com)

Edição: Natália Duane (nataliaduane@hotmail.com)

Em início de semestre, um dos locais mais procurados pelos estudantes da UFSC é a Biblioteca Universitária (BU). Mas este ano letivo começou com a greve dos servidores técnicos-administrativos, o que levou à paralisação de serviços como o Restaurante Universitário e a BU. A saída para os alunos pode ser recorrer às bibliotecas públicas da cidade.

Um dos grandes acervos de Florianópolis encontra-se na Biblioteca Pública de Santa Catarina, totalizando mais de 140 mil obras. A instituição possui livros de várias áreas da educação superior, com destaque para direito e administração, que tem as maiores seções. Aqui é possível consultar quais títulos estão nas prateleiras.

Em 160 anos de história, a biblioteca já conquistou o reconhecimento da cidade e, todos os meses, cerca de três mil leitores passam por lá. O horário de funcionamento é de segunda à sexta, das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 11h45. O usuário pode fazer o empréstimo de até quatro livros por 15 dias. A localização privilegiada, bem no centro da cidade, explica o número de frequentadores.

google maps for website
Na Avenida Mauro Ramos há outra opção, a Biblioteca Professor Osni de Medeiros Régis. Os mais de 15 mil exemplares faziam parte do acervo pessoal do professor Régis, que era advogado, atuou como político e lecionou na UFSC. As instalações foram construídas sob supervisão do próprio Régis, que faleceu em 1991. Entre os livros de ensino superior, encontram-se títulos na área de direito, história, geografia, política, economia, medicina, psicologia, sociologia e arte. Clicando aqui é possível verificar quais livros a biblioteca possui.

As estantes são repletas de obras históricas, algumas consideradas raras. Por tratarem-se de livros antigos, grande parte pode ser consultada apenas no local. É preciso deixar de R$30 a R$70 reais como garantia para o empréstimo de alguns livros. O valor é reembolsado caso retorne em boas condições. O horário de funcionamento é de segunda à sexta, das 14h às 18h.

geo-maps.net
No Estreito, a Biblioteca Pública Municipal Professor Barreiros Filho atende à população há 58 anos. Os mais de 70 mil livros do acervo são consultados por cerca de 150 leitores ao mês. As obras de ensino superior são principalmente na área de humanas, como direito, jornalismo e filosofia. [NDdS2] A biblioteca ainda não possui um sistema para consultas online.

A biblioteca também conta com cinemateca, com filmes e documentários. Os empréstimos são de 15 dias para os livros e sete dias para os DVD’s. O funcionamento é de segunda à sexta, das 8h às 19h.

geo-maps.net
Para quem quer relaxar, a Biblioteca SESI Industria do Conhecimento, no Sapiens Park, possui um acervo de 1.300 livros de literatura. Há também 10 mil obras em mídia eletrônica e 100 em DVD/CD. O espaço existe há cerca de cinco anos é um convênio entre o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Sapiens Parque.

O atendimento ao público é de segunda à sexta, das 12h às 18h. Para fazer a carteirinha para empréstimos é preciso pagar uma taxa de R$0,50. Menores de idade precisam estar acompanhados dos pais para fazer a inscrição.