Maratona Cultural tem mudanças na programação

Texto: Ayla Nardelli Passadori
Fotos: Brenda Bressan Thomé

Os moradores e visitantes de Florianópolis já comemoram os 288 anos da ciade a partir de hoje na quarta edição da Maratona Cultural, apesar das mudanças de última hora na programação do evento, que vai até domingo.  As apresentações na Biblioteca Pública Municipal Professor Barreiros Filho, no Estreito, foram canceladas nos três dias, o Palco Radclif não será montado, mas as atividades do Canto do Noel estão mantidas. Já as atrações do Palco Terminal Urbano de Florianópolis foram realocadas para a Escadaria do Rosário e no Palco Victor Meirelles somente a programação de domingo foi cancelada. As apresentações no Teatrinho da UFSC foram realocadas para locais ainda não definidos.

A readaptação foi feita depois que o Governo do Estado de Santa Catarina comunicou na manhã de ontem que a verba no valor de R$ 627 mil não seria mais repassada. Segundo o Grupo RBS, a decisão foi motivada por prestações de contas pendentes de edições anteriores e o fato da presidente do Instituto Maratona Cultural, Paula Borges, ser também sócia da empresa produtora das edições anteriores, a Harmônica Artes e Entretenimento.

Os avisos de cancelamento das apresentações estão sendo publicadas na página do Facebook da Maratona Cultural e a nova programação está no site do evento. Algumas bandas já divulgaram através do Facebook que tiveram seus shows cortados, como a banda The Last Station, O Mundo Analógico, Cravo-da-Terra e Abayome. As principais atrações não sofreram alterações. Tulipa Ruiz tocará amanhã às 19h30 no Palco Bento Silvério, na Lagoa da Conceição e no domingo, Tom Zé se apresenta no Parque de Coqueiros, com início de show previsto para as 19h30.

Tom Zé se apresenta no domingo, às 19h30, no Parque de Coqueiros
O show de Tom Zé fechará a programação da Maratona Cultural de 2014

Como o foco desta edição são as artes visuais, nenhum dos 21 espaços de arte e galerias sofreu com o corte no orçamento. As exposições e intervenções de mais de 80 artistas continuam à espera do público.

Neste ano, a Maratona Cultural criou o Espaço Cultura Digital, localizado no Museu da Escola Catarinense, na Avenida Hercílio Luz, em parceria com a Alquimídia.org, onde são oferecidos jogos educativos em computadores e acesso à internet. Outra novidade é a Pedalada Maratona Cultural, que sairá às 16h do Largo da Catedral, hoje, para um trajeto de 11 km pela região central da cidade. No domingo, as bicicletas partirão do Parque da Luz, às 18h, rumo ao show de Tom Zé.

Transporte

O deslocamento do público entre os 48 pontos da cidade que recebem mais de 200 atividades nos três dias de evento se tornou mais fácil com a disposição de um bicicletário, montado na Praça Fernando Machado. Em parceria com o Floripa By Bus, há linhas de ônibus especiais que hoje e amanhã circularão nos 30 pontos da Maratona Cultural ao preço de R$ 20 por dia ou R$ 30 para dois dias. Confira abaixo mais informações sobre os trajetos e pontos de venda dos passaportes do ônibus.

Confira algumas fotos da Maratona Cultural de 2013: