Universitários de nove estados debatem o papel dos jovens na sociedade

Texto e fotos: Luan Martendal (luanmartendal@gmail.com) / ConCEJ

Evento organizado por estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) aconteceu no final de semana na capital.

Cerca de 250 alunos de universidades públicas e privadas de nove estados brasileiros se reuniram no último fim de semana para debater o papel  dos jovens em relação a  questões sociais de dentro e fora do movimento estudantil. O encontro ocorreu entre os dias 11 e 13 de setembro, em Florianópolis, durante o Congresso Catarinense de Empresas Juniores 2015 (ConCEJ).

Com o tema ‘Qual o nosso status?’, foram debatidas ações de transformação nas áreas de educação, empreendedorismo, redes de cooperação e gestão pública.

Congresso aproximou estudantes em torno de temas de interesse nacional.

O evento teve painéis, workshops, palestras e cases apresentados por  empresários juniores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP), Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Estadual de Maringá (UEM). Quatro alunos de engenharia de produção da UFSC foram premiados pelos trabalhos expostos.

Participaram alunos de cursos como administração, direito, engenharia mecânica, civil, elétrica, jornalismo, design, agronomia, nutrição, psicologia, entre outros. Além de universitários de Santa Catarina, os debates também tiveram a presença de representantes de Alagoas, Ceará, Distrito Federal, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e Pernambuco.