Desenhos da parte leste do centro (Foto: Nathália Hiendicke)

Região leste do centro de Florianópolis abriga parte da memória e cultura locais

Por Emily Menezes

Umfluxo constante de pessoas e lojas cheias de clientes. É assim que Luciana Hostins, gerente de uma loja de sapatos na região leste do Centro Histórico de Florianópolis, lembra do ritmo do centro da cidade antes da saída do Terminal Urbano Cidade de Florianópolis, conhecido popularmente como o terminal velho.

Entrevista com o escritor e youtuber Cezar do Canto Machado

Localizado na parte leste do centro, o Terminal perdeu o posto de terminal central da região em 2003 e gradativamente viu o fluxo de pessoas que transitavam ali migrar para o outro lado da Praça XV de Novembro. A explicação está no deslocamento de grande parte das frotas de ônibus que circulavam pela cidade para o novo Terminal de Integração do Centro (TICEN) em frente a Avenida Paulo Fontes, na parte oeste do centro. Atualmente o terminal velho opera apenas com as linhas de ônibus intermunicipais e os ‘amarelinhos’.

Se antes a concentração de pessoas era perceptível na região, hoje o cenário é outro. Os carros dominam as ruas e as calçadas estreitas abrigam poucos passantes apressados. A falta de movimento fez com que muitos negócios fechassem suas portas e dessem lugar a várias placas de aluga-se. Luciana confessa que a loja na qual trabalha, localizada na rua Tiradentes, só continua aberta porque possui um público fixo, pois comparada a outras lojas da rede é a que possui o menor faturamento.

Leia aqui a reportagem completa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.