FotojornalismoReportagens

O patrimônio artístico da UFSC

Fotografia e reportagem por Jade Kalfeltz

Diversas obras de arte estão espalhadas pelo campus Trindade da Universidade Federal de Santa Catarina. Muita gente não conhece a história desses murais, esculturas e monumentos. Às vezes, nem repara na existência dos mesmos.

Com a intenção de sensibilizar o olhar da comunidade, estudantes da disciplina de Prática de Exposição do curso de Museologia da UFSC, em conjunto com as professoras responsáveis, organizaram um tour pelo campus apresentando o património artístico da Universidade.

As guias da chamada “ação educativa” foram as alunas Maria Luiza e Fernanda Moreto. A atividade está vinculada à exposição curricular Vivo ou Morto, disponível para visita no Museu de Arqueologia e Etnologia – MarquE – até o dia 28 de junho. ​

Foram vistas 14 das 22 obras espalhadas pelo campus. Todas as informações das legendas, sobre as obras e artistas, foram repassadas pelas alunas durante o tour. Alguns participantes ainda acrescentaram informações das quais tinham conhecimento e sugeriram interpretações diversas para algumas obras.

Ainda sobre as informações das obras, em 2012, professores da Universidade organizaram o catálogo ​ Arte na UFSC​, cuja versão online pode ser vista aqui. Nele consta um levantamento das peças artísticas da Universidade.

VEJA AQUI A REPORTAGEM COMPLETA