ArquivoFotojornalismoReportagens

Assembleia Geral dos Estudantes lota o Hall da Reitoria

Texto e fotos: Ricardo Pessetti (ricardo@pessetti.com)

A Assembleia Geral dos Estudantes, com representação dos técnicos administrativos e professores, aconteceu na hora do almoço. Durante os discursos, os alunos afirmaram que 19 cursos na UFSC já estão com greve de estudantes e/ou de professores. As principais reivindicações são a permanência estudantil e o posicionamento contra os cortes na educação promovido pelo governo federal.

Na próxima quarta-feira, dia 1 de setembro, haverá outra assembleia geral com estudantes, técnicos e professores.
Foi aprovado na Assembleia:
  • Construção de um ato na quinta-feira (27/8) junto com os servidores públicos federais no centro de Florianópolis
  • Organização do “catracaço” na reabertura do RU, dia 31, onde nenhum estudante pagará para almoçar.
  • Construção de um comando de greve estudantil, formado pelos cursos que estão em greve de estudantes e cursos que estão em mobilização de greve.
  • Construção de um ato na próxima semana contra os cortes: concentração na reitoria e caminhada até o centro da cidade.
  • Permanência estudantil como pauta principal para ser apresentada na assembleia geral com técnicos e professores amanhã, quarta-feira.
  • Reavaliação e reestruturação da política de permanência para que atendam todos os estudantes inscritos. Ao todo, são 5000 inscritos e apenas 350 com bolsas deferidas.