Florianópolis sedia Festival Internacional de Cinema Socioambiental

Texto e fotos: Palavra Comunicação/Divulgação

Florianópolis será palco da segunda edição do Planeta.Doc, festival internacional de cinema socioambiental, de 26 de outubro a 13 de novembro, com exibição gratuita de 80 filmes em diferentes locais de Florianópolis. Foram selecionadas algumas das mais importantes obras mundiais do gênero, premiadas em eventos como Sundance, Cannes e Festival de Cinema de Berlim.

De acordo com Mônica Linhares, produtora cultural e diretora do evento, o Planeta.Doc busca sensibilizar a sociedade para as questões ambientais e promover a reflexão sobre as alternativas que estão sendo geradas para melhorar a qualidade de vida em todos os continentes. “Procuramos revelar e debater com a sétima arte qual a dimensão do impacto ambiental em todos os continentes, evidenciando as inovações em áreas como energias renováveis, produção de alimentos, reciclagem, construções sustentáveis, saúde e políticas públicas”, explica.

As exibições serão simultâneas nos auditórios da UFSC, UDESC, Centro Integrado de Cultura (CIC), Sapiens Parque e na Assembleia Legislativa. Na edição deste ano as exibições também ocorrerão em Laguna e Ibirama, em ação coordenada com a UDESC, estendendo o festival a outras regiões do estado.

Programação

Além da mostra ao grande público estão previstas exposições fotográficas, peças teatrais, palestras e debates com diretores e cineastas de todo o mundo. “Não se trata somente de um festival sobre o planeta, mas sobre nós mesmos e sobre nossa forma de ver o mundo”, acrescenta.

O festival também terá a Mostra de Diretores Prestigiados, como Beto Brant, com seu filme ‘Eu receberia as piores notícias dos seus tristes lábios’, estrelado por Camila Pitanga, o peruano Javier Corcuera, entre outros.

A programação contará ainda com a Mostra de Filmes da Cinemateca da Embaixada da França no Brasil e do Institut Français, composta por oito filmes, entre eles, ‘Planet Glace’, ‘Clevelent contre Wall Street’, ‘Five Broken Cameras’ (selecionado no Sundence Festival).

A Mostra do FICA – Festival Internacional de Cinema Ambiental – também está na programação, com a exibição dos filmes vencedores, entre eles, ‘Transgenic Wars’,  ganhador da última edição. Realizado desde 1999 em Goiás, o FICA é o mais antigo festival socioambiental do Brasil e membro-fundador da Green Film Network, rede mundial de festivais de cinema ambiental.

Premiação Planeta.Doc

Também estão abertas as inscrições para a premiação internacional que escolherá os melhores filmes de documentário e animação de curta, média e longa metragem nas categorias Planeta.Doc Internacional (10 filmes vencedores) e Planeta.doc Brasil (5 filmes vencedores).

Mais de 500 obras de 66 países já estão inscritas e os interessados têm até o dia 1º de dezembro para enviar o material pela plataforma  https://filmfreeway.com/festival/PlanetaDoc. O júri internacional fará a escolha dos vencedores em janeiro e fevereiro, com entrega dos prêmios em março de 2016.

Para que os estudantes da UFSC possam conhecer a proposta do festival, começa nesta sexta-feira (16), no auditório do Centro de Comunicação e Expressão, às 19h, o Planeta.Doc Preview. As sessões no CCE acontecerão até o dia 23 e as entradas são gratuitas. Alguns dos  filmes premiados que fazem parte da programação do evento estarão em exibição.

A última chamada

Desculpe pelo Transtorno: A História do Bar do Chico