UFSC sedia Festival de Cinema Socioambiental “Planeta.Doc”

Texto: Assessoria Planeta.doc (planetadoc.midia@gmail.com)

Florianópolis será palco da segunda edição do Planeta.Doc, festival internacional de cinema socioambiental, de 26 de outubro a 15 de dezembro, com exibição gratuita de 80 filmes em diferentes locais de Florianópolis. Foram selecionadas algumas das mais importantes obras mundiais do gênero, premiadas em eventos como Sundance, Cannes e Festival de Cinema de Berlim.

De acordo com Mônica Linhares, produtora cultural e diretora do evento, o Planeta.Doc busca sensibilizar a sociedade para as questões ambientais e promover a reflexão sobre as alternativas que estão sendo geradas para melhorar a qualidade de vida em todos os continentes. “Procuramos revelar e debater com a sétima arte qual a dimensão do impacto ambiental em todos os continentes, evidenciando as inovações em áreas como energias renováveis, produção de alimentos, reciclagem, construções sustentáveis, saúde e políticas públicas”, explica.

Entre as produções internacionais estão ‘Planetary’, de Guy Reid (seleção oficial do Washington DC Film Festival), ‘Love Thy Nature’, de Sylvie Rokab (ganhador do Cosmic Angel 2015), ‘Transgenic Wars’, de Paul Moreira (vencedor do FICA 2015), ‘O Sal da Terra’, de Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado (ganhador do César de melhor documentário). Dos brasileiros, ‘O Menino e o Mundo’, vencedor do Prêmio Cristal no 38º Festival de Cinema de Animação de Annecy, na França, considerado o maior prêmio mundial da categoria, e ‘O Veneno Está na Mesa II’, novo documentário de Silvio Tendler.

As exibições serão simultâneas nos auditórios da UFSC, Udesc, Centro Integrado de Cultura (CIC), Sapiens Parque e na Assembleia Legislativa. Na edição deste ano as exibições também ocorrerão em Laguna e Ibirama, em ação coordenada com a Udesc, estendendo o festival a outras regiões do estado.

E para incentivar o debate também entre os alunos da rede municipal de educação de Florianópolis, o Planeta.Doc firmou parceria com o Programa Mapa das Artes e Culturas da Secretaria Municipal de Educação.  “Queremos levar os estudantes para as salas de cinema, contribuindo para o processo de conhecimento e transformação destes jovens”, conta a diretora.

Abertura com filme “Desculpe pelo Transtorno”

Texto: Juliana Germann (juliana@palavracom.com.br)

A abertura do Planeta.Doc – Festival de Cinema Sociaoambiental – na UFSC acontecerá nesta segunda-feira, às 19h, no Auditório da Reitoria. O filme exibido será “Desculpe pelo Transtorno” e contará com a presença de Todd Southgate, diretor da obra. A vice-diretora da Universidade, Lúcia Pacheco, e a diretora do Planeta.Doc, Mônica Linhares, também participarão do evento. A entrada é gratuita e toda a comunidade universitária está convidada.

Filmado em Florianópolis, o documentário narra a história de Seu Chico, um pescador que perdeu seu tradicional bar no Campeche. Esse fato marcou a luta de uma comunidade contra o desenvolvimento desenfreado e os interesses políticos da região. A obra recebeu vários prêmios, entre eles, melhor documentário no 19º Festival, eleito pelo júri popular, seleção oficial da CineEco 2015, em Portugal, e do FICA 2015. As informações completas estão no site.

Confira o trailer do filme: