Semana do livro infantil de Florianópolis começa nesta sexta-feira

Texto: Ediane Mattos (edimattos@gmail.com)

“Um país se faz com homens e livros”. Esta frase é do escritor e precursor da literatura infantil no Brasil, Monteiro Lobato. Entre as inúmeras obras que ele escreveu para o público infantil está O Sítio do Picapau Amarelo, que ainda hoje encanta crianças e adultos.

Semana do livroOs livros de Monteiro Lobato estarão entre os inúmeros títulos apresentados na Semana Municipal do Livro Infantil de Florianópolis que começa no dia 12 e encerra no dia 18 de abril, data em que se comemora o Dia Nacional do Livro e dia do nascimento de Monteiro Lobato.

Entre as atividades oferecidas nesta 4ª edição da Semana estão oficinas, sessões de cinema para crianças, teatro, lançamento de livros, sessão de autógrafo, contação de história e leitura de poesia. O evento será realizado em mais de 70 espaços na Ilha, incluindo bibliotecas públicas, hospitais, universidades, assim como todas as unidades de ensino da rede municipal e algumas unidades de educação infantil da rede privada.

Mas engana-se quem pensa que o evento será só para os baixinhos. A coordenadora da Semana Municipal do Livro Infantil, Waleska De Franceschi, informa que algumas atividades serão abertas à comunidade.

Silvio Mansani - DivulgaçãoNa Biblioteca Central da Secretaria de Educação de Florianópolis, crianças, jovens e adultos terão a oportunidade de participar de contação de história. Já na Casa das Máquinas da Lagoa da Conceição, do dia 12 à 15 de abril, haverá o show, composto por poemas musicados, ‘Via Lactea’, do cantor e compositor Silvio Mansani. No repertório, obras clássicas de Fernando Pessoa, Luís Vaz de Camões, Cruz e Sousa, entre outros, todos ao ritmo de MPB.

Livro de Piacentini  traz lições e curiosidades do português brasileiro

A novidade deste ano é a Biblioteca Itinerante da Secretaria Municipal do Continente onde também acontecerão os varais literários, doações de livros e atividades culturais e lúdicas. Outra boa surpresa é a doação do livro ‘Não Tropece na Língua’, da autora Maria Tereza de Queiroz Piacentini, à todas as unidades de ensino da rede municipal.

Na UFSC, no dia 17 de abril, das 8h30 às 11h30, haverá a Exposição de livros Artesanais: Produção dos alunos do curso de Pedagogia no Auditório do Centro de Ciências da Educação – CED/UFSC.

A Semana é realizada pela Secretaria de Educação de Florianópolis em correalização com o SESC de SC. São parceiros a Barca dos Livros, Secretaria Municipal do Continente, Biblioteca Municipal Professor Barreiros Filho, Fundação Franklin Cascaes, Universidade Federal (UFSC), Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), Instituto Guga Kuerten (IGK), Associação de Voluntários de Saúde do Hospital Infantil Joana de Gusmão (AVOS), além das unidades educativas. Para conferir a programação completa, endereços dos locais dos eventos e telefones para agendamentos clique aqui.