Jornadas bolivarianas começam hoje na UFSC

Nos próximos três anos, o Brasil será sede de dois megaeventos esportivos, a Copa do Mundo e as Olimpíadas. O impacto que isso pode ter tanto para o país quanto para a América Latina é o tema das Jornadas Bolivarianas, que começam hoje e vão até o dia 12, na UFSC. Organizado anualmente pelo Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA/UFSC) há nove anos, o evento internacional reúne estudiosos e líderes de diferentes países. A entrada é gratuita.

Programação

IX Jornadas Bolivarianas – Megaeventos Esportivos— seus impactos, consequências e legados para o continente latino-americano

9 de abril

18h30: Abertura oficial das IX Jornadas Bolivarianas. Local: Auditório da Reitoria

19h: Conferência de abertura: Os Megaeventos Esportivos: Impactos, Consequências e Legados para o Continente Latino-Americano Conferencista.

Convidados: Jaime Breilh/ Equador – Doutor e Diretor da Área de Saúde da Universidad Andina Simón Bolivar. Coordenador do Global Health para a América.

10 de abril

9h: Conferência: O Estado, os Movimentos Sociais, as Políticas Públicas de Esporte e Lazer e os Direitos Sociais frente aos Megaeventos Esportivos.

Convidados: Antonio Becali Garrido, Reitor da Universidad de Ciencias de la Cultura Física y el Deporte (Cuba) e Fernando Mascarenhas da Universidade de Brasília (UnB).

Local: Auditório da Reitoria.

14h30 – 18h: Apresentação de Trabalhos. Local: UFSC e Hall da Reitoria.

18h30: Conferência: A Mídia, o Jornalismo Esportivo e a Cobertura dos Megaeventos Esportivos.

Convidados: Juca Kfouri (jornalista esportivo brasileiro) e Maurício Mejía (jornalista esportivo mexicano).

11 de abril de 2013

Conferência: Acumulação do capital e megaeventos esportivos.

Convidados: Marcelo Proni (Unicamp) e Nildo Ouriques (UFSC)

Local: Auditório da Reitoria.

14h30 – 18h: Apresentação de Trabalhos. Local: UFSC e Hall da Reitoria.

19h: Conferência: Tema: Cidades, Participação Popular, Economia e os legados dos megaeventos esportivos.

Convidados: Eddie Cottle , autor do livro “South África`s Wold Cup: A Legacy For Whom?” (Copa do Mundo da África do Sul: um legado para quem?) e Raumar Rodrigues Gimenez – Universidade Republica do Uruguai.

12 de abril de 2013 –

9h – Conferência: O impacto dos megaeventos nas comunidades.

Convidados: Renato Cosentino Vianna Guimarães – Comitê Popular Rio Copa e Olimpíadas e Paulo Ricardo do Canto Capela.

Informações:

www.iela.ufsc.br