Segurança dos ciclistas: qual o seu papel para estar mais seguro na hora de pedalar?

Texto e arte: Fernanda Struecker (fe.struecker@gmail.com)

Os problemas enfrentados diariamente por ciclistas em Florianópolis – e em diversas cidades brasileiras – são tema recorrente quando se trata da estrutura precária que os municípios oferecem a quem utiliza a bicicleta como meio de transporte. Enquanto o problema não é resolvido, o que se pode fazer para aumentar a segurança dos ciclistas? Confira o que diz na lei a respeito do trânsito de bicicletas.

Clique nas placas para saber as regras em cada situação.
[swfobj src=”http://cotidiano.sites.ufsc.br/wp-content/uploads/2013/09/Infográfico-trânsito3.swf” width=”700″ height=”465″]

Uma boa opção para aumentar sua segurança pessoal e que muitos não conhecem se chama Bike Anjo. O projeto, que começou em São Paulo, hoje atua em mais de 40 cidades de diferentes partes do país. Em Florianópolis, o Bike Anjo existe desde o começo de 2012 e trabalha com um grupo de cerca de 40 voluntários. A ideia é oferecer aulas gratuitas para quem deseja aprender a andar de bicicleta, seja um iniciante ou até mesmo quem utiliza o veículo diariamente e deseja aumentar sua segurança nas ruas.

Ainda que a lei não exija habilitação e cursos para ciclistas, o fundador e coordenador do Bike Anjo Floripa, Vinícius Leyser da Rosa, conta que é importante receber a orientação básica. “Muita coisa mudou nos últimos anos, já não se pode sair de bicicleta como antigamente, temos que nos adaptar a grande quantidade de carros nas ruas e tentar padronizar um comportamento que aumente nossa segurança”, explicou ele. O trabalho do Bike Anjo Floripa realiza desde atividades simples, como auxiliar ciclistas na escolha do trajeto entre dois locais, até aulas individuais para quem nunca aprendeu a andar de bicicleta. Vinícius contou ainda que os alunos tem perfis bastante variados, entre crianças e mulheres acima de 50 anos, que tem demonstrado bastante interesse em aprender.

Quem quiser participar do Bike Anjo Floripa pode se inscrever através do site www.bikeanjofloripa.com, tanto para aprender quanto para se tornar um voluntário. Uma das atividades promovidas pelo grupo é a Escola Bike Anjo (EBA!), que realiza aulas em grupos para iniciantes e acontece no terceiro domingo de cada mês, no Parque de Coqueiros. Para os interessados, a oportunidade de conhecer o projeto é neste domingo, dia 15, data marcada para a aula do mês de setembro. O evento começa às 12h e vai até às 18h.