PRAE investiga caso de falsificação de passes do RU

Texto: Mariana Rosa (mari.rosa.90@gmail.com)

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) está investigando um caso de falsificação de passes do Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal de Santa Catarina. As cópias apreendidas são impressas em uma coloração visivelmente diferente da original (vermelha) e em papel sulfite. O mesmo padrão de falsificação foi observado em outro caso registrado há alguns anos, de acordo com o chefe do Departamento de Segurança da UFSC (Deseg), Leandro Oliveira.

No início de setembro, dois alunos foram identificados pelos porteiros do restaurante portando cada um  quatro passes falsificados. Questionados, afirmaram ter comprado de terceiros. Ainda não há informações sobre a quantidade de passes falsificados circulando, nem sobre os possíveis responsáveis.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis, professor Lauro Mattei, disse que não irá se pronunciar a respeito até que a investigação seja concluída e que  a PRAE emitirá um comunicado oficial sobre o caso.

TabelaPasseRu

Novo sistema de acesso

Um novo sistema de acesso eletrônicodeve ser implantado no RU/UFSC até o início do próximo semestre. O projeto, desenvolvido pela Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), será licitado via pregão em outubro com prazo de instalação de 120 dias para a empresa vencedora. Não será necessária a confecção de novas carteirinhas, já que ele será adaptado aos chips dos atuais cartões magnéticos.

Segundo a diretora do RU, Beatriz Martinelli, a nova proposta visa a implantação de um sistema mais eficiente e o impedimento das diversas formas de fraude – como falsificação, empréstimo de carteirinhas, uso do benefício por membros da comunidade e de empresas terceirizadas.