FotojornalismoReportagens

São José recebe exposição que conta a história do futebol

Texto e Fotos: Roberta Bucheler (robertabucheler@gmail.com)

Uma viagem pela trajetória do esporte mais popular do mundo contada através de mais de 400 itens entre bolas, camisas, chuteiras e medalhas. Os jovens podem conhecer os materiais já utilizados na prática do futebol e ver a evolução até os dias atuais. Já os mais velhos puxam memórias guardadas há anos de dias históricos do futebol através das relíquias expostas. A exposição “A história do futebol”, que está em São José e deve percorrer os Emirados Árabes, a Europa e todas as cidades-sede da próxima Copa do Mundo na Rússia, contém peças originais e que remetem a momentos marcantes do futebol mundial. O acervo possui objetos desde a primeira Copa do Mundo, realizada no Uruguai em 1930, e das outras 20 edições, sendo a última no Brasil em 2014. São mais de 60 camisas, algumas autografadas, que relembram a evolução dos uniformes da Seleção Brasileira, além de uma coleção de camisas estrangeiras de jogadores como Maradona, Cristiano Ronaldo, Messi, Henry e Beckham.

A mostra é apresentada em expositores, por ordem cronológica e que adotam uma museografia voltada ao ensino, objetivando o acesso às escolas da região e ao público em geral.  A exposição é uma realização do Instituto Cultural Soto, em parceria com a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), a Federação Catarinense de Futebol e o Continente Shopping. A visitação seguirá aberta até janeiro, das 14h às 20h, no Espaço Museu do Continente Shopping, em São José. A entrada custa R$ 10, e a meia-entrada, R$ 5. Para o agendamento de grupos ou visita guiada de escolas, entrar em contato através do e-mail maio@univali.br, ou pelos telefones (47) 9266-1005 e (47) 9967-060. ​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​