Reportagens

Projeto Legislação aproxima e engaja cidadãos na política

Texto: Ana Carolina Domingues (anadomingues.ufsc@gmail.com)

As eleições municipais deste ano ocorrerão em 45 dias e a mesma pergunta persiste: em quem votar? Além da dúvida, muitos brasileiros estão descontentes com crise política que tem gerado consequências negativas a muitas pessoas. Para influenciar positivamente na política da cidade, do estado, do país, é preciso começar com o voto consciente. Mas, diante disso, ainda há muita desinformação, falta de transparência e interesse da parte dos cidadãos.

Para tentar solucionar problemas relacionados à política, os estudantes de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Giano Silva Freitas e Eduardo Rodrigues Maneira criaram uma plataforma online chamada “LegislAção” para aproximar as pessoas do que ocorre no Poder Legislativo; os projetos de lei em análise, as que já existem, as que ainda não existem, de forma simples e de fácil de compreensão. O objetivo é despertar o sentimento de cidadania com a finalidade de estimular a participação política e ações colaborativas dos cidadãos. Iniciado em Florianópolis, os criadores pretendem levar o projeto a outras cidades e regiões do Brasil.

Além da plataforma online, algumas ações offline são feitas. A equipe do LegislAção vai até escolas interessadas em ensinar aos alunos sobre o tema política e promovem workshops dinâmicos a fim de estimular o sentimento de cidadania, apresentar os conceitos básicos do sistema político brasileiro e oferecer desafios como o desenvolvimento de projetos para resolver um problema da cidade em que moram. Para marcar uma ação como esta, basta entrar em contato pelo site.

Na UFSC, Giano, Eduardo e alguns voluntários que atualmente fazem parte do LegislAção, fizeram uma ação direta aos estudantes que passam pela Biblioteca Universitária. Na entrada do local, posicionaram um toten eletrônico criado por eles mesmos para transmitir informações sobre os projetos de lei da cidade de Florianópolis. Tudo de forma didática e explicativa. A designer Bruna Maria, integrante do grupo, desenvolveu as imagens a fim de tornar a leitura mais simples e a atração mais direta.

Confira a matéria sobre o projeto LegislaAção no TJ UFSC:

Além das ações com totens eletrônicos, a equipe do LegislAção se propõe a fazer apresentações em escolas para informar e engajar o maior número de pessoas possíveis. No site, há jogos de quiz para testar o nível de conhecimento em relação à política, matérias sobre direitos e deveres dos políticos e outras para explicar como é possível colaborar com ações para a cidade. Em voga a partir de abril deste ano, o LegislAção tem o slogan “Queremos mudar para outro Brasil”, que mostra a persistência e motivação em envolver as pessoas com a política a fim de viver em um local em que as leis sejam cumpridas e a corrupção seja punida.

Sem Título-2
Inauguração do toten eletrônico na Biblioteca Universitária da UFSC

Neste ano, o primeiro turno das eleições municipais será no dia 2 de outubro, e o segundo turno no dia 30 de outubro. Para votar consciente a partir do que seus candidatos escolhidos devem fazer ou deveriam ter feito em outras eleições, confira os direitos e deveres de prefeito e vereador, na matéria feita pelo LegislAção, aqui.

prefeito-1-768x640

vereador-1-768x640