Muito além de caveiras mexicanas

O dia dos mortos é comemorado no México com rituais e festas tradicionais
(Ariane Maia – México)

No dia 2 de novembro é oficialmente celebrado o Dia de Finados no Brasil, um feriado de origem católica, dedicado inicialmente para rezar por todos os mortos, dos quais ninguém se lembrava. Diferente do nosso país tropical, no México o dia tem origem indígena e é cheio de celebrações dedicadas aos parentes e amigos que já se foram.

Na Cidade do México as comemorações começam entre o dia 30 e 31 de outubro, sofrendo um pouco de influência norte americana, onde se comemora o Halloween, e acabam no fim do dia 2 de novembro. Apesar da fama e de todas as festas, o dia não é um feriado oficial.

Por todas as cidades do país é possível observar as oferendas ou ofrendas del muertos, altares construídos para homenagear os entes queridos. Normalmente as oferendas são montadas e decoradas com cempasúchil, flores amarelas características nessa época do ano, papel picado, velas, água, caveiras feitas de papel, açúcar ou outros materiais, fotografias, imagens religiosas, objetos pessoais e comidas favoritas do defunto. A crença é de que no dia 1º de novembro, as crianças voltem à Terra, seguidas pelos adultos no dia seguinte, e por isso, as famílias costumam, além de montar a oferenda, enfeitar a casa com velas e incensos.

[widgetkit id=14091]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.