Habemus feijão! Mas só na sexta-feira

Texto: Luíza Giombelli (luizamgiombelli@gmail.com) e Mariana Moreira (rmoreira.mariana@gmail.com)

Nesta sexta-feira, o feijão finalmente retornará ao Restaurante Universitário. Essa á a promessa da diretoria do RU. Acontece que para a instalação das panelas que são utilizadas para cozinhar o feijão e a lentilha, o restaurante ficará fechado por três dias. A empresa INECOM é a responsável pela instalação dos novos equipamentos, e tinha se comprometido a completar o serviço em dois dias.

photo-1 copyA informação inicial, divulgada na semana passada, era de que o restaurante só não iria oferecer as refeições na terça-feira, mas logo no início da semana, a direção do RU informou que na quarta o estabelecimento também não funcionaria.

Mas a quarta chegou e a novidade é que amanhã também não haverá almoço e jantar. A diretora do RU Beatriz Martinelli explica que a instalação das tampas das oito panelas é um processo demorado. É preciso soldar o material, recolocar as válvulas e o silicone ao redor. “Não dá para ser feito na correria, é preciso testar para que não aconteçam outros acidentes.”

O restaurante atende nas terças, quartas e quintas-feiras – dias mais movimentados – entre 7.500 e 8 mil estudantes no horário do almoço. Com o cardápio reduzido, sem o feijão e a lentilha nos dias de semana, houve uma queda de 1200 refeições. A diretoria do RU não registrou diminuição do movimento no jantar e nos finais de semana.

Foram disponibilizados para os alunos que possuem isenção no Restaurante Universitário quatro ônibus que levam do Centro de Cultura e Eventos das 11h às 14h até o restaurante do Centro de Ciências Agrárias (CCA). Nos campus de Florianópolis há 1874 estudantes isentos. Beatriz explica que os alunos entendem que é uma questão emergencial e não reclamaram pelo serviço ser oferecido apenas no horário do almoço. Na terça-feira os ônibus transportaram cerca  de 300 alunos, nesta quarta, 500.

CARDAPIO