Florianópolis oferece diversidade gastronômica para turistas e moradores

Texto: Luize Ribas (luizeribas@gmail.com), Marina Gonçalves (marinajulianag@gmail.com), Guilherme Longo (guilherme.longo93@gmail.com)

Fotos: Amanda Ribeiro (amandarbmarques), Marina Gonçalves,

Comida de rua gourmet

A comida de rua ganha cada vez mais destaque e espaço na agenda dos apreciadores de uma refeição saborosa e barata e os principais responsáveis por isso são os food trucks, expressão inglês já bastante conhecida no Brasil que pode ser traduzida como carros de comida, também entendidos como restaurantes móveis. Em Florianópolis, que tem alguns food trucks espalhados pela cidade, como o trailer japonês Toshi Temakeria,  no bairro Santa Mônica, que foi a primeira temakeria móvel de Santa Catarina, e a hamburgueria Puta Madre, que estacionada na Prainha, os caminhões móveis ganharam um destaque maior com o evento Food Truck Experience, que reuniu em novembro 21 caminhões e tendas de restaurantes na Avenida Beira Mar Norte e teve um público de mais

Um dos exemplos de comida de rua gourmet em Florianópolis é o Japan Food Truck, inaugurado em outubro. Os responsáveis são Geovane Melo e Karine Mie Kosokabe que já tinham experiência em trabalhar com food trucks em São Paulo e decidiram abrir um negócio em Florianópolis. Os pratos são feitos com receitas tradicionais e os molhos produzidos artesanalmente. Os preços variam entre R$ 10 e R$ 30 e o truck ficará estacionado principalmente na Lagoa da Conceição. Na página do facebook e no site, irão informar os pratos do dia e a localização do veículo.

Para saber mais sobre a associação e o projeto de lei,  veja nossa reportagem sobre os food trucks em Florianópolis e também uma matéria fotográfica sobre o evento Food Truck Experience.

[widgetkit id=6937]

Comida vegana

O público que tem restrições alimentares – como veganos, vegetarianos e intolerantes à lactose – tem uma boa opção pra matar a vontade de uma refeição estilo fast food na Ilha: o Sabiá Burguer. Toda a produção é caseira, sem produtos de origem animal e a sustentabilidade ainda vai além do prato: as entregas são feitas apenas de bike. Ivan Silva e Ingryd Calazans Affonso criaram a hamburgueria no meio desse ano, que só atendia no sul da Ilha. À medida que a demanda aumentou, eles ampliaram a área de entrega e já atendem outros bairros, como a Trindade e o Centro.

O cardápio conta com quatro hambúrgueres: o Lenta Ilha (lentilha), Grão no Bico (grão-de-bico), Fake Tainha (tofu orgânico com algas) e o Sabiá-Biô (biomassa orgânica com okara orgânica). Os ingredientes podem assustar para quem não é habituado à culinária vegana, mas o preparo é caprichado e agrada também os carnívoros. Os preços ficam entre 12 e 16 reais, com opções de molhos e ingredientes extras.

[widgetkit id=7721]

Quantidade e qualidade

“As maiores e melhor porções” é o lema do Restaurante Boka’s. Com um cardápio simples e clássico de aperitivos, tem a fama de porções enormes, mas ainda assim bem feitas. Uma porção inteira serve até 6 pessoas. Para grupos menores, ele oferecem 1/2 e 1/4 de porção, que servem 4 e 2 pessoas, respectivamente. Em 1983 nasceu o primeiro restaurante Restaurante Boka’s, de propriedade familiar. Hoje ele existe em diversas cidades do estado e em Florianópolis tem estabelecimentos nos bairros Estreito e Jardim Atlântico.

[widgetkit id=7726]

Frutos do mar na beira da praia

Para quem vem à Florianópolis em qualquer período do ano, uma das melhores pedidas é comer frutos do mar. Existem diversos restaurantes especializados na cidade, mas com certeza uma das melhores vistas está no Campeche. Localizados no final da Avenida Pequeno Príncipe, na entrada principal da praia, existem diversos restaurantes que fazem pratos com camarão, lula, ostras, mariscos, mexilhões, e vários outros. Os valores variam de acordo com o lugar, mas na média, uma refeição para três pessoas pode sair por aproximadamente 70 reais.

[widgetkit id=7749]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.