“Alegria de estar aqui com você!”. Assim Fernando Mansur começava seu programa de rádio Papos e Canções, da emissora carioca MPB FM, entre os anos de 2000 e 2017. Dono de uma forte e marcante voz, é locutor, professor e escritor. Além da apresentação dos programas radiofônicos, também ficou conhecido por gravar as chamadas institucionais da TV Globo. Com os clássicos bordões “proibido soltar balão”, “Criança Esperança”, “cultura, a gente vê por aqui!” e muitos outros, invadiu as casas dos brasileiros no início dos anos 2000. Hoje, aos 71 anos, está aposentado, mas ainda grava “com alegria” vinhetas para a rádio Jornal do Brasil (JB) FM.
Apesar de sua vida girar em torno do rádio, como gosta de destacar, não é somente dentro de um estúdio que Fernando é feliz. Atualmente, mora em Florianópolis junto com a esposa, a psicóloga Josy Mansur, com quem divide seus “momentos de introspecção, paciência e observação”. Josy afirma que o marido é uma das pessoas mais bem-humoradas que conhece. “Ele acorda assobiando e cantando. Até bravo, ele é engraçado”.
Segundo a esposa, “no dia a dia, ele é metódico, gosta sempre do mesmo cotidiano”, adora caminhar e fazer compras, especialmente na floricultura e no mercado. Logo que acorda, pratica uma meditação por 15 minutos. Depois, toma café e sai para passear com Thor, o cachorrinho da mulher, na praça próxima a seu apartamento, no centro da cidade. Enquanto caminha, lembra, com nostalgia, do seu tempo como locutor.