Exposição com brinquedos de cerâmica leva adultos de volta à infância
Texto e fotos: Ariane Maia (ariane.mcupertino@gmail.com)
A exposição Brincadeira de Criança, de Berenice Queiroz, está aberta para visitações no Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) na UFSC. A mostra traz objetos feitos em cerâmica e pintados com tinta fria, imitando brinquedos antigos, como cata-vento, cavalinho de pau, pipa, três marias, pião, boneca de pano, entre outros. A ideia da exposição é de que os pais possam contar aos filhos histórias da infância e sobre brinquedos que, em sua maioria, não são mais utilizados pelas crianças, relembrando brincadeiras tradicionais de Santa Catarina.
A artista visual construiu todos os brinquedos sozinha, enquanto realizava aulas de cerâmica em São José. Além do baixo custo com materiais, Berenice também teve o apoio de Luciano da Silva, seu professor na época, o que contribuiu para que a exposição realmente acontecesse, já que não houve nenhum tipo de patrocínio ou ajuda financeira além da dada pela escola onde estudava. Toda a produção durou cerca de dois meses e a artista reconhece que o cavalo de balanço foi o objeto mais demorado, por conta do tempo de secagem de cada parte.
[widgetkit id=13689]
A mostra também fará parte do 7º Seminário de Literatura Infantil e Juvenil, que acontece entre 26 e 28 de setembro, no Centro de Eventos da UFSC. As visitações ficam abertas até o dia 18 de outubro e as visitas podem ser feitas de segunda á sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h.