Estudantes da UFSC oferecem serviço de veículo compartilhado

Texto e arte: Gabriela Damaceno
Fotos: Natália Porto

“Deu match no Tinder e você não tem um carro?” Esse é um dos anúncios que alunos da UFSC estão usando para divulgar o sistema de veículo compartilhado implantado há duas semanas na Universidade. O serviço consiste no aluguel de um carro por R$16 a cada meia hora. A proposta é identificar a demanda e ampliar para outros pontos da cidade. A ideia surgiu há 3 anos e foi inspirada em exemplos de compartilhamento de veículos existentes em outros países, como estados Unidos, Canadá e Portugal. Entenda como funciona o sistema:

“Estamos utilizando o mínimo de recursos possíveis para provar que existe demanda. Poderíamos ter um site mais elaborado e um aplicativo, mas isso deixaria o projeto mais caro”, afirma André Girardi, estudante de Administração. O serviço proposto por alunos e ex-alunos da UFSC tem como objetivo criar uma rede de veículos compartilhados em diversos pontos, como acontece em universidades dos Estados Unidos, por exemplo.

Na sexta-feira passada (25), João Gomes, aluno do curso de Ciências da Computação foi o primeiro a utilizar o serviço. Ele estava na universidade e precisava ir para casa, em Barreiros. Mas de ônibus chegaria em cima da hora para outro compromisso. Ele já havia feito o cadastro e naquele momento o carro estava disponível.

“Eu descobri o serviço por um anúncio no ponto de ônibus. Já tinha ouvido falar de serviços semelhantes fora do Brasil e achei uma iniciativa muito interessante, porque no meu caso por exemplo, é inviável comprar um carro agora. Então precisando eventualmente é uma solução barata e eficiente”, avalia o estudante.