ArquivoFotojornalismoReportagens

UFSC recebe III Encontro Nacional de Estudantes Indígenas

Texto e fotos: Beatriz Santini (beatrizfsantini@gmail.com)

De segunda à sexta-feira, a UFSC recebe o III Encontro Nacional de Estudantes Indígenas. O evento conta com apresentação e discussão de trabalhos e pesquisas sobre questões que envolvem os povos indígenas brasileiros. A intenção é que com o Encontro, os alunos criem um diálogo e possam passar as autoridades as suas demandas.

São 650 estudantes indígenas, de diversas áreas diferentes de graduação, inscritos para o evento. Cada universidade bancou a vindo dos estudantes para Florianópolis, e a UFSC está providenciando o alojamento e alimentação para todos.

Segundo o Ministério da Educação, hoje há cerca de oito mil estudantes indígenas nas universidades brasileiras e o Encontro busca discutir a situação do índio brasileiro dentro e fora das universidades. Para isso, durante os cinco dias de programação, os participantes terão encontros culturais, mesas de debate, cerimônias e mostra de filmes.

Os grupos de todas as partes do Brasil estão chegando hoje e realizando o seu cadastro no Hall do Centro de Eventos da UFSC. A abertura do Encontro será as 18 horas, com ritual e apresentação cultural  Guarani, Kaingang e Xokleng, seguida da palestra  “Movimento Indígena e Educação Superior: campo de disputas cotidianas”, ministrada pela Líder Guajajara Sônia Bone Guajajara.