ArquivoFotojornalismoReportagens

Curso de pedagogia da UFSC realiza manifestação no Hall da Reitoria

Texto e fotos: Matheus Alves (matheusalvesdealmeida@gmail.com)

Estudantes e professores do curso de Pedagogia da UFSC, paralisados desde 5 de maio, realizaram hoje uma manifestação no Hall da Reitoria para atrair visibilidade para a greve. O ato ocorreu no mesmo horário da reunião do Conselho Universitário, alocada na sala Professor Ayrton Roberto de Oliveira, no térreo da reitoria.

Cerca de 100 grevistas vestiram roupas pretas e formaram duas filas na saída da sala onde ocorreu a reunião, assim os membros do Conselho eram obrigados a passar no meio do corredor de manifestantes, e recebiam panfletos com informações sobre o movimento.

A reitora Roselane Neckel não compareceu na reunião e a vice-reitora Lúcia Helena Pacheco, responsável por presidir o Conselho Universitário, não passou pelos manifestantes, pois entrou na sala pela escadaria dos fundos.

Como entregaram previamente uma solicitação formal de maniefstação durante a reunião, um grupo de alunos e docentes teve direito a 10 minutos de discurso. Em sua fala, lembraram a importância do movimento unificado de estudantes e docentes, que até o momento não foi recebido pela reitora. A única reunião de negociação aconteceu com o chefe de gabinete, Carlos Vieira.

As informações sobre como o Conselho recebeu a manifestação foram repassadas para os estudantes e professores que aguardavam no Hall da Reitoria. A aluna Hellen Balbinotti reclamou da aparente falta de atenção de alguns conselheiros  – entre eles  estudantes com cargos representativos. “Ver eles entrarem lá dentro com o voto da gente e depois ver esse descaso, é bem ruim”.