Crianças e adultos navegam em barca repleta de livros na Lagoa da Conceição

barca_dos_livros05

Texto e fotos: Luiza Kons (lupkons@gmail.com)

Sergio Bello mexia os braços e arregalava os olhos por trás dos óculos de aros quadrados quando, de repente, deixou de ser um homem de estatura mediana para se tornar enorme como os gigantes que se multiplicavam em sua narrativa. As crianças e os adultos que estavam dentro da Barca dos Livros no meio da Lagoa da Conceição, no sábado dia 9 de maio, pareciam hipnotizadas com as palavras de Bello e das outras três contadoras de histórias.

O projeto de levar a literatura infantil e “navegar” dentro de um barco funciona no segundo sábado de cada mês, com duas viagens às 14h e às 15h. O encontro leva em média cinquenta minutos e no final do passeio uma obra infantil é sorteada.

De acordo com Bello, hoje a Barca dos Livros possui somente a sede fixa porque seria muito caro manter o próprio barco. “Mas a ideia é que um dia tenhamos um barco nosso que vá até a comunidade”, diz. O custo do aluguel da sede, que fica no Lagoa Iate Clube, é pago por meio de um Convênio com a Fundação Franklin Cascaes.

“Precisamos solidificar esse projeto em uma sede própria, com funcionários estáveis para ser realmente uma biblioteca” explica Tânia Piacentini, Diretora Geral da Sociedade Barca dos Livros. O objetivo é levar a leitura aos cerca de 40 mil moradores da Lagoa da Conceição (e também das localidades tradicionais do entorno), dos quais 5.000 mil são crianças e jovens estudantes. Para Piacentini, a Barca dos Livros é um modo de valorizar os moradores nativos esquecidos pelo apelo turístico da chamada Ilha da Magia.

Atualmente, a Barca, fundada em fevereiro de 2007, possui mais de 14 mil livros catalogados e 31 pessoas envolvidas, entre funcionários e voluntários. Os livros podem ser emprestados por qualquer pessoa que faça sua carteirinha. Para fazê-la, basta levar até a biblioteca o documento de identidade, um comprovante de residência em Florianópolis e o valor de um real. Os empréstimos ocorrem de terça à sábado das 14h às 20h.

O  passeio de barco com contação de histórias é gratuito para crianças de até dez anos que estejam acompanhadas pelos pais e custa cinco reais para adultos e crianças maiores de dez anos.

Conheça algumas das atividades semanais da Barca:

* Terça EnCont(R)os: formação permanente em narração de histórias; terça-feira, das

19 às 21h.

* A Escola Vai à Barca: visita de escolas à biblioteca, com acesso livre aos livros e

sessão de leitura em voz alta e narração de histórias. São três encontros semanais às

quartas-feiras, às 10h, 14h, 15:30h, atividade gratuita.

* Leitura Literária – Grupo Aberto de Discussão. Encontros semanais para discutir

questões pertinentes a vários aspectos da leitura e da literatura para crianças, quarta-

feira, das 19 às 21h, atividade gratuita.

* Quintas Literárias: leitura compartilhada em voz alta de títulos variados, à escolha dos

participantes; quinta-feira, das 19 às 21h, R$ 5 pessoa/sessão.

[widgetkit id=9003]

Um comentário em “Crianças e adultos navegam em barca repleta de livros na Lagoa da Conceição

  • 24 de junho de 2015 em 21:46
    Permalink

    é sempre muito bem ler sobre a Barca dos livros e participar de suas atividades. Vida longa à barca!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.