Conselho Universitário aprova adesão do HU à EBSERH
Texto: Beatriz Santini (beatrizfsantini@gmail.com)
Fotos: Beatriz Santini e Cinthia de Souza
Arte: Priscila dos Anjos
Hoje, durante a tarde, o Conselho Universitário (Cun) se reuniu no batalhão de treino da Polícia Militar e votou pela adesão do Hospital Universitário da UFSC aos sistema da EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares). A votação ocorreu fora da Universidade devido aos tumultos das últimas sessões.
Os relatores Carlos Locatelli e Paulo Pinheiro Machado posicionaram-se contra a realização da sessão do CUn fora da universidade. No entanto, a reunião foi realizada mesmo assim no auditório da academia de polícia, na Trindade, enquanto policiais militares cercavam o entorno e bloqueavam a entrada de estudantes e manifestantes.
[widgetkit id=11572]
A discussão já é assunto antigo na universidade e gerou diversas manifestações ao longo do processo de decisão. O argumentos de quem se posicionava contra a adesão, é de que o HU deveria permanecer totalmente público e independente. Já os grupos que eram a favor da adesão, acreditavam que a Ebserh seria a única solução para a falta de infraestrutura do hospital.
[widgetkit id=6568]
A EBSERH é uma empresa privada criada em 2010 pelo governo federal para assumir a gestão de Hospitais Universitários. Os manifestantes do Ato argumentam que passar a administração do HU da UFSC para a EBSERH é “transformar a saúde pública e de qualidade em um grande balcão de negócios, destruindo o Sistema Único de Saúde que foi uma grande conquista do povo brasileiro”.
Entenda melhor como a adesão a Ebserh modifica o sistema de funcionamento do HU: