Reportagens

Alternativas para a crise brasileira: UDESC recebe palestra de Ciro Gomes

Reportagem: Pedro Bermond Valls (pedrobermondv@gmail.com)

Fotografia: Maria Helena de Pinho

DSC_8421
Foto: Maria Helena de Pinho.

Na quarta-feira, dia 23, na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), o pré-candidato à presidência da república, Ciro Ferreira Gomes, falou sobre as alternativas para a crise brasileira.

O presidenciável tem feito, desde o ano passado, um  circuito de participações em exposições, palestras e debates internacionais – notavelmente no “Brazil UK Forum”, em Oxford, e no “Brazil Conference”, organizado por alunos de Harvard em Cambridge – para expor seu entendimento sobre a  atual conjuntura socioeconômica brasileira e delinear propostas à macroeconomia nacional.

No Brasil, Ciro marcou presença recente na Universidade Estadual de Maringá (UEM) e na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), antes de vir à Florianópolis. Em todas as oportunidades o ex-ministro reforçou medidas, que podem vir a figurar em seu futuro plano de governo, para retirar o Brasil da estagnação e retomar o desenvolvimento econômico. Entre elas estão a facilitação do investimento no setor produtivo, combatendo o rentismo da elite nacional, e a valorização de quatro polos estratégicos de indústria: gás e óleo, produção para à saúde, defesa e o agronegócio. O ex-ministro também critica  a solução proposta do atual governo atual de austeridade e liberalismo econômico, afirmando que a crença na livre e espontânea ação de agentes do mercado para desenvolver um país é um conceito ultrapassado, que não encontrou respaldo nos processos de desenvolvimento econômico internacionais.

A candidatura do político cearense será pelo Partido Democrata Trabalhista (PDT), sigla de tradição brizolista e social-democrata, que resgata a ideologia trabalhista dos governos Vargas, Kubitschek e Goulart – nos quais Ciro se espelha e constantemente menciona como grandes exemplos de condução política no país.

As instalações do Restaurante Universitário tiveram que ser improvisadas para comportar os mais de duzentos ouvintes.

DSC_8422
Foto: Maria Helena de Pinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.