Ciclistas brigam por espaço nas ciclovias e ciclofaixas em Florianópolis

Texto e infografia: Marina Gonçalves (marinajulianag@gmail.com)

Fotos: Matheus Alves (matheusalvesdealmeida@gmail.com)

O Código de Trânsito Brasileiro estabelece que ciclovias e ciclofaixas sejam de uso exclusivo dos ciclistas, mas isso não impede acidentes com pedestres usando essas vias para caminhar ou correr, como aconteceu com Jessica Souza no mês passado. A página Bicicletada Floripa repostou o caso da ciclista, que conta que estava pedalando a caminho do trabalho na ciclovia da Beira Mar Norte e foi empurrada por uma mulher que usava a pista para correr. Na queda, Jessica Souza bateu de frente com duas bicicletas e quebrou a própria bike, além de ter se machucado. Ela fez um boletim de ocorrência do caso.

10390025_728849873853444_268065315917481777_n

Esse não é um caso raro de confronto entre ciclistas e pedestres. Uma das reclamações recorrentes é que as calçadas não estão em boas condições para a prática de corrida, o que leva pessoas a usarem as ciclovias e ciclofaixas. O serviço de assistência aos ciclistas Bike Anjo Floripa indica que se evite conflitos. “Por mais que estejam errados, não arranje briga. Não deixe para improvisar apenas na hora da ultrapassagem, o melhor é já planejar desde que se vê o “intruso”. Veja se vem gente no sentido contrário ou atrás de você, diminua a velocidade se precisar (acelerar raramente é uma boa idéia), se posicione com antecedência e passe a uma distância razoável”. Nesses casos, a cordialidade gera mais resultado que agressões verbais, explicam os Bike Anjos.

Em poucas situações eles indicam dividir a calçada com os pedestres. “Numa grande avenida pode ser mais agradável ir pela calçada com calma do que ficar tenso dividindo a pista com os motorizados. A orientação que damos nesse caso é que se vá devagar, sempre dando total preferência aos pedestres” explicam.

[widgetkit id=6897]

Mas as irregularidades nessa via não são exclusividade dos pedestres. Os motoristas também tomam conta do espaço em que eles não são bem vindos: a ciclofaixa, que não tem separação física das ruas. A página Estacionaram na Ciclofaixa reúne fotos e vídeos de carros que invadem as ciclofaixas em Florianópolis. “São alguns ciclistas que colaboram com a página divulgando fotos e infos, na esperança de conscientizar nossa sociedade”, explica um dos moderadores, Daniel “Biólogo”.

Para saber o que é direito e o que é dever dos ciclistas, confira o que diz o Código de Trânsito:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.