ArquivoFotojornalismo

Música se torna remédio para o stress com Fidélis Meneses

Texto e fotos: Beatriz Santini (beatrizfsantini@gmail.com)

A rua Felipe Schmidt, uma das mais movimentadas do Centro de Florianópolis, é o destino de quem quer fazer boas compras por um bom preço. E também é a rua escolhida pelo músico Fidélis Meneses, cearense de Ubajara, para sentar com seu violão.

O músico está em Florianópolis há três meses, e escolheu a cidade pois queria conhecer o sul do Brasil e já tinha amigos por aqui. Fidélis trouxe consigo os CDs gravados no Ceará, seu violão, e a vontade de remediar as pessoas através da música, como ele mesmo diz. “As pessoas estão correndo muito, a música pode ser um antídoto para esse stress”.

Fidélis tem 28 anos, e não almeja se transformar em um cantor famoso ou ganhar muito dinheiro com a música. O que ele realmente gosta é de tocar as suas canções preferidas nas ruas, e é isso que pretende continuar fazendo por aqui. Entre versos de Lenine e acordes de Elis Regina, Fidélis cativa os apressados que passam ao seu redor, e com a sua voz potente e afinada, faz os passos desacelerarem, pararem e apreciarem um pouco da arte.

O chapéu fica no chão à sua frente, e em nenhum momento ele pede por contribuição. Todo o dinheiro que recebe vem da vontade própria dos que gostaram da sua iniciativa. Alguns dão dois reais, outros cinco, mas se alguém der mais de dez ele faz questão que a pessoa leve um dos seus CD’s. Fidélis não ganha uma fortuna todos os dias, mas garante que consegue se sustentar. Para ele, assim está tudo bem.

Se ficou com vontade de ouvir o som feito por ele, assista os vídeos a seguir: