Prisão de cinco alunos gera tumulto na UFSC
Um confronto entre estudantes, professores e policiais militares e federais no bosque do Centro de Filosofia e Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) resultou na prisão de cinco estudantes na tarde de ontem (25/03). Um dos detidos portava maconha. Os estudantes presos já assinaram o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e vão responder na justiça.
De acordo com a Polícia Federal, tudo começou com uma ação rotineira da Delegacia de Repressão a Entorpecentes, que contava com 12 agentes e cães farejadores no momento da abordagem. Para a reitora e vice-reitora, Roselane Neckel e Lúcia Helena Martins Pacheco, a comunidade acadêmica “foi vítima de uma ação violenta e desnecessária”. Você pode ler a nota oficial aqui.
Após a saída da polícia, os estudantes ocuparam a Reitoria e convocaram uma assembleia geral, que deve ocorrer às 16 horas de hoje (26/03). Veja as fotos da ocupação abaixo.
[widgetkit id=3823]
O aluno detido, que portava maconha, deixou o Campus com os policiais. Depois da retirada da Tropa de Choque, alguns estudantes viraram uma viatura da polícia e um carro da segurança do campus que se encontravam no local e depois ocuparam a reitoria. Uma audiência com a administração central está marcada para às 16h de amanhã.
[widgetkit id=3809]
Entrevistamos o estudante de Museologia, Felipe Martini, que estava no bosque do CFH no início da ação policial. Ouça o depoimento:
Ouça também o Chefe de Gabinete da UFSC, Carlos Vieira, durante a ocupação da Reitoria, na noite de ontem (25/03).
Som da manifestação 1 e 2:
Se você tem fotos ou vídeos, envie para o Cotidiano.ufsc!
sitecotidianoufsc@gmail.com