Corona vírus: como ficam as atividades na UFSC?


Atualização em 7/4/20: A Reitoria anunciou, via Portaria Normativa, a prorrogação da suspensão das atividades acadêmicas e administrativas descritas na reportagem até o dia 30 de abril.


O reitor da UFSC, Ubaldo Cezar Balthazar, anunciou, na última quarta (18), uma série de suspensões na instituição visando conter a disseminação do novo coronavírus. Dentre elas, destaca-se a suspensão de todas as atividades de ensino, em todos os seus níveis e modalidades (incluindo EaD), por 30 dias. 

Outras atividades acadêmicas presenciais (tais como bancas, concursos e reuniões) e atividades administrativas (exceto nos setores de saúde, segurança e nas situações de caráter inadiável e essencial) ficam suspensas por sete dias. Todos os prazos estabelecidos poderão ser reavaliados posteriormente. 

As bibliotecas e restaurantes de todos os campi da UFSC já se encontram fechados por tempo indeterminado desde terça-feira (17). Somente no campus Trindade, cerca de 12 mil estudantes que frequentam diariamente o Restaurante Universitário ficaram sem essa possibilidade. Destes, ao menos 3 mil são estudantes com cadastro socioeconômico (e, portanto, isentos do pagamento das refeições). 

Diante do quadro, a Reitoria informou, na quinta (19), que irá solicitar ao governo federal uma suplementação de recursos para auxiliar estudantes em situação de vulnerabilidade econômica durante a crise causada pelo coronavírus. O auxílio será concedido através do Programa Emergencial de Apoio ao Estudante, que prevê o pagamento de R$ 200 para custeio de despesas básicas como saúde, alimentação e transporte.

O Hospital Universitário segue funcionando. A Farmácia Escola informou que está temporariamente fechada para a reorganização do atendimento devido à pandemia. Apenas pacientes que receberam o telefonema de confirmação devem retirar medicamentos no local.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.