Walt Disney Company completa 90 anos de história

Texto: Luíza Giombelli (luizamgiombelli@gmail.com)
Arte: Fernanda Struecker (fe.struecker@gmail.com)

Há 90 anos atrás, um contrato que mudaria a história do entretenimento estava sendo assinado: Walter Elias Disney e seu irmão, Roy Oliver Disney, fecharam um acordo com M. J. Winkler para produzir a série de desenho animado “Alice Comedies”. Na época, a companhia que os irmãos criaram era especializada apenas em animação e  se chamava The Disney Brothers Studio. Sua sede era em Los Angeles, no Hyperion Studios, mas mais tarde se mudaram para Burbank, também na Califórnia.

Seumiii maior símbolo, o Mickey Mouse, apareceu pela primeira vez em 1928, no longa “Steamboat Willie” e dois anos depois, estreia a tirinha desse personagem icônico. Como eram novidade no mundo do entretenimento, ganharam bastante dinheiro – pelo menos o suficiente para fazer seu primeiro longa-metragem, em 1937: Branca de Neve e os Sete Anões. A fórmula de um conto de fadas, no formato de desenho animado musical, deu certo e A Walt Disney Studios – como passou a ser chamada a partir de 1926 – conseguiu boa parte de seu lucro nesses longas. Além disso, continuaram a fazer curtas, com os famosos personagens da Turma do Mickey, e investir em hotelaria, turismo e em parques de diversões.

Walt Disney, o visionário por trás de tudo isso, morre no dia 15 de dezembro de 1966, e cinco anos mais tarde, seu irmão Roy também falece.

Confira no infográfico abaixo todas as vertentes dessa empresa que até hoje encanta o mundo inteiro!

[swfobj src=”http://cotidiano.sites.ufsc.br/wp-content/uploads/2013/10/Disney.swf” width=”700″ height=”465″]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.