Via UFSC – Transporte direto do continente à universidade

Texto: Natália Duane (nataliaduanedesouza@gmail.com)

Linhas de ônibus garantem transporte rápido e eficiente para alunos da UFSC moradores do continente. Os bairros Capoeiras, Jardim Atlântico e Abraão contam com linhas específicas que os levam direto à universidade – sem pausas no TICEN. Operadas pelas empresas Estrela e Transol, que se revezam a cada duas semanas, circulam durante o ano letivo. As partidas dos bairros são às 6h30, 12h40 e 17h45. Mas há quem não conheça a linha. O cobrador de ônibus, Nilton Wrapp, diz que quando vê alguém que não costuma pegar o Capoeiras UFSC, já avisa: não paramos no centro. “Não é raro alguém entrar e ter que descer no primeiro ponto da Beira-Mar”.

As gêmeas Tatiane e Taís Pacheco, estudantes de ciências contábeis da UFSC, já sabiam da linha especial porque uma irmã mais velha, já formada, utilizava o veículo. Elas só precisaram se informar sobre os horários e acordar um pouco mais cedo que o necessário – às 7h30, elas já estão na biblioteca. “Poderíamos pegar o ônibus dois horários mais tarde, mas aproveitamos esse horário para estudar, revisar o conteúdo da aula ou ler alguma coisa”. Taís também fala que prefere acordar um pouco mais cedo para não enfrentar o trânsito na Ponte Colombo Salles e precisar esperar mais alguns minutos no TICEN o UFSC semidireto.

Mas não são só os estudantes universitários que passam pela catraca: cursando o terceiro ano do Colégio Aplicação, Natália Ramos também vem todos os dias dessa maneira, a não ser quando tem prova: a aula começa 7h30, e se perder o horário, perde a nota. Alunos dos colégios Militar, Catarinense, Geração, além de soldados do exército também são passageiros frequentes. Isto gera algumas reclamações por parte dos alunos da UFSC: apesar de ágil, o ônibus costuma vir lotado. A exceção é durante as férias de inverno, quando o ônibus circula normalmente, levando em média de cinco á dez passageiros – pessoas que trabalham na Beira-mar.

Estudantes moradores do Norte da Ilha devem necessariamente passar por algum terminal de integração. Ao contatar a empresa responsável pelo transporte coletivo da região, foi dito que não há nenhuma previsão de criar novas linhas que liguem os bairros à faculdade, e cabe à Secretaria de Transportes de Florianópolis os estudos e regulamentação das linhas. Segundo a diretora de pesquisa e projeto do órgão municipal, Conceição Aparecida de Passos, uma comissão está trabalhando no edital para a abertura de uma nova licitação, que definirá quais empresas terão responsabilidades pelas linhas e que mudanças deverão ser feitas.

One thought on “Via UFSC – Transporte direto do continente à universidade

• Wow, marvelous blog layout! How long have you been blogging for?
    you make blogging look easy. The overall look of your website
    is wonderful, as well as the content!

Resposta