Via UFSC – Transporte direto do continente à universidade

Texto: Natália Duane (nataliaduanedesouza@gmail.com)

Linhas de ônibus garantem transporte rápido e eficiente para alunos da UFSC moradores do continente. Os bairros Capoeiras, Jardim Atlântico e Abraão contam com linhas específicas que os levam direto à universidade – sem pausas no TICEN. Operadas pelas empresas Estrela e Transol, que se revezam a cada duas semanas, circulam durante o ano letivo. As partidas dos bairros são às 6h30, 12h40 e 17h45. Mas há quem não conheça a linha. O cobrador de ônibus, Nilton Wrapp, diz que quando vê alguém que não costuma pegar o Capoeiras UFSC, já avisa: não paramos no centro. “Não é raro alguém entrar e ter que descer no primeiro ponto da Beira-Mar”.

As gêmeas Tatiane e Taís Pacheco, estudantes de ciências contábeis da UFSC, já sabiam da linha especial porque uma irmã mais velha, já formada, utilizava o veículo. Elas só precisaram se informar sobre os horários e acordar um pouco mais cedo que o necessário – às 7h30, elas já estão na biblioteca. “Poderíamos pegar o ônibus dois horários mais tarde, mas aproveitamos esse horário para estudar, revisar o conteúdo da aula ou ler alguma coisa”. Taís também fala que prefere acordar um pouco mais cedo para não enfrentar o trânsito na Ponte Colombo Salles e precisar esperar mais alguns minutos no TICEN o UFSC semidireto.

Mas não são só os estudantes universitários que passam pela catraca: cursando o terceiro ano do Colégio Aplicação, Natália Ramos também vem todos os dias dessa maneira, a não ser quando tem prova: a aula começa 7h30, e se perder o horário, perde a nota. Alunos dos colégios Militar, Catarinense, Geração, além de soldados do exército também são passageiros frequentes. Isto gera algumas reclamações por parte dos alunos da UFSC: apesar de ágil, o ônibus costuma vir lotado. A exceção é durante as férias de inverno, quando o ônibus circula normalmente, levando em média de cinco á dez passageiros – pessoas que trabalham na Beira-mar.

Estudantes moradores do Norte da Ilha devem necessariamente passar por algum terminal de integração. Ao contatar a empresa responsável pelo transporte coletivo da região, foi dito que não há nenhuma previsão de criar novas linhas que liguem os bairros à faculdade, e cabe à Secretaria de Transportes de Florianópolis os estudos e regulamentação das linhas. Segundo a diretora de pesquisa e projeto do órgão municipal, Conceição Aparecida de Passos, uma comissão está trabalhando no edital para a abertura de uma nova licitação, que definirá quais empresas terão responsabilidades pelas linhas e que mudanças deverão ser feitas.

Um comentário em “Via UFSC – Transporte direto do continente à universidade

  • 26 de outubro de 2013 em 15:52
    Permalink

    Wow, marvelous blog layout! How long have you been blogging for?
    you make blogging look easy. The overall look of your website
    is wonderful, as well as the content!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.