Vacina contra a Hepatite A já está disponível em SC

hepatite a divulgação - galeria

Texto: Beatriz Santini (beatrizfsantini@gmail.com)
Foto: Divulgação

Santa Catarina está entre os 13 estados que têm a meta de imunizar em um ano 1,1 milhão de crianças contra a Hepatite A. A vacina foi incluída pelo Ministério da Saúde no calendário nacional de imunização do Sistema Único de Saúde no final de julho, porém cada estado decide quando começa a vacinar.

Por aqui a vacinação já começou. Diferente da vacina da gripe ou HPV que tiveram uma campanha, a imunização contra a Hepatite A ficará disponível definitivamente nos Postos de Saúde do Estado, por isso passa a ser considerada uma vacina de rotina.

Podem ser vacinadas gratuitamente as crianças de 1 ano até 2 anos de idade. Segundo o Ministério da Saúde, a vacina não causa reações incômodas, é eficaz, segura, e pode ser tomada paralelamente a outras imunizações previstas no calendário básico infantil.

A hepatite A é uma doença infecciosa que atinge o fígado, normalmente é benigna e raramente apresenta uma forma grave. A transmissão é pelo contato com fezes contaminada, que costuma ser de forma indireta, pela água e por alimentos. O contato com pessoas contaminadas também pode causar a transmissão.

No Brasil, o Ministério da Saúde estima que ocorram por ano 130 novos casos a cada 100 mil habitantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.