UFSC DISTRIBUI VACINAS CONTRA CAXUMBA
Texto e arte: Malena Wilbert
Fotos: Matheus Vieira
Nessa quinta feira começou a campanha de vacinação contra a caxumba dentro da UFSC. O atendimento esta sendo realizado nos dias 14 e 15 de abril, das 9h ás 12h e das 13h ás 16h, dentro do auditório de engenharia de produção. A iniciativa é da Universidade Federal de Santa Catarina em parceria com a Vigilância Sanitária de Florianópolis, devido a recentes casos dentro dos campos.
A vacina faz parte do Calendário Básico de Vacinação e geralmente é associada às vacinas contra sarampo e rubéola (tríplice viral). A primeira dose é administrada aos doze meses e a segunda, entre 4 e 6 anos, porém quando alguém é exposto ao vírus, deve tomar uma dose de reforço.
[widgetkit id=12304]
Todos que tem ligação com a UFSC (alunos, servidores e professores) podem tomar a vacina, porém ela é contra indicada em caso de gravidez e para pessoas imunodeprimidas. Para quem planeja engravidar, orienta-se esperar pelo menos trinta dias após a aplicação.
A caxumba é transmitida por meio de gotículas de saliva e costuma ter um período de incubação de duas a três semanas depois do contato com o vírus. Uma das principais características da doença é o aumento das glândulas salivares que faz o rosto inchar. Ao ser contaminada a pessoa deve ser isolada para não transmitir o vírus.
A indicação é que ao suspeitar do contágio se procure um médico. Embora seja um doença comum pode gerar complicações como infertilidade ou evoluir para pancreatite ou meningite. O tratamento é apenas sintomático (só se tratam os sintomas) e dura em média duas semanas.