ArquivoFotojornalismo

Sessão do CUn que decidiria sobre a Ebserh é interrompida

Texto e fotos: Beatriz Santini (beatrizfsantini@gmail.com)

Reprodução do streaming da sessão do CUn

Hoje (24/11)  o Conselho Universitário (Cun) se reuniu para decidir sobre à adesão do Hospital Universitário da UFSC a EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares). No entanto, não se chegou a nenhuma decisão, pois a sessão foi interrompida após a sala ser invadida por  manifestantes contrários à adesão, perto das 18 horas.

Antes da sessão, os grupos a favor e contra a Ebserh já se reuniam na parte de trás do prédio da reitoria, alguns com instrumentos, alto-falantes e cartazes.

O assunto é polêmico e gerou diversas manifestações ao longo do processo de decisão. O argumentos de quem se posiciona contra a adesão é de que o HU deve permanecer totalmente público e independente. Eles também querem que seja respeitada a decisão da consulta pública promovida pela universidade, em abril, na qual 75,6% dos estudantes, 68,34% dos servidores e 37,94% dos professores foram contra a empresa.

Já os grupos que são a favor da adesão, acreditam que a Ebserh é a única solução para a falta de infraestrutura do hospital. A Ebserh é uma empresa pública, de caráter privado criada em 2010 pelo governo federal para assumir a gestão de Hospitais Universitários.