ArquivoFotojornalismo

Servidores em greve invadem gabinete da reitora para exigir sua participação em assembleia

Texto e fotos: Bruna Andrade (brunandrade92@gmail.com)

O Comando Local de Greve dos servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) realizou nesta manhã assembleia geral no auditório da reitoria. Os servidores fizeram um convite através de ofício para que a reitora comparecesse, a fim de apresentar para Roselane Neckel a resolução normativa sobre a jornada de trabalho dos TAEs. A reitora não foi e os grevistas invadiram seu gabinete exigindo a participação.

A reunião começou às 9h e, no primeiro momento, os delegados do Comando Nacional de Greve relataram sobre a caravana que foi até Brasília na semana passada. Apesar do encontro de vários comandos de greve das universidades federais, o Ministério da Educação não recebeu os servidores para negociação. Em seguida foram abordadas as pautas da greve, especialmente a redução para jornada de 30 horas semanais e aumento do auxílio-creche. Também falaram os servidores do Curso de Letras Libras, que receberam o apoio dos professores e estudantes do curso, tendo todas atividades paralisadas desde ontem.

Depois das 10h, como a reitora não apareceu, os grevistas subiram até seu gabinete. Com cruzes de madeiras que simbolizavam o enterro das 40 horas de trabalho por semana, os manifestantes alegaram que só retornariam ao hall do prédio se Neckel concordasse em ouvi-los e recebesse o documento com a resolução normativa sobre a jornada de trabalho. A reitora concordou, escutou as reivindicações dos manifestantes, alegou estar aberta para o debate sobre a redução das horas de trabalho, mas não deu garantias. Neckel afirmou que se trata de uma questão difícil, com apenas um exemplo entre as universidades federais brasileiras em que foi possível fazer esta alteração da duração da jornada, a Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).

A greve dos servidores técnico-administrativos em educação na UFSC já dura quase dois meses. Mais de 30 universidades federais encontram-se na mesma situação.