Santa Catarina recebe a 8ª edição do Festival Internacional de Teatro de Animação

Texto e imagem: Marina Gonçalves
(marinajulianag@gmail.com)

A 8ª edição do FITA (Festival Internacional de Teatro de Animação) começou no dia 16 e segue até o 23 de agosto, no sábado, com intensa programação. São 15 companhias teatrais com 57 apresentações em Florianópolis e outras 10 cidades de Santa Catarina – Balneário Camboriú, Blumenau, Laguna, Santo Amaro da Imperatriz, São José, Criciúma, Tijucas, Joinville, Biguaçu e Brusque. Além dos espetáculos, o festival conta com oficinas e exposições. Será apresentado também o 1º Colóquio Internacional FITA, que vai discutir com teóricos e práticos da área a contemporaneidade do teatro de animação.

Na segunda-feira o Teatro da UFSC recebeu com lotação total dos 108 lugares disponíveis a peça O Carteiro, do grupo de Joinville Essaé – Cia de Teatro-Dança. A técnica utilizada é o teatro de sombras, com intervenções do protagonista interpretado por Cassio Correia.

Inspirado no livro O Carteiro Chegou, de Allan Ahlberg, a peça conta o cotidiano de um carteiro que trabalha no mundo dos clássicos infantis. Enquanto a obra literária trata mais dos detalhes do conteúdo que havia em cada carta, o grupo resolveu explorar o caminho percorrido pelo personagem para entregar as encomendas.

O material do espetáculo foi produzido pela própria equipe, que para essa apresentação contou com 3 atores e 1 técnica. Cassio, que está na companhia desde a criação da mesma em 2010, conta que ele mesmo sugeriu a linguagem diferenciada do teatro de sombras para o grupo, que abraçou a ideia.

Veja as fotos do espetáculo:
[widgetkit id=5682]

A programação do pode ser conferida no site do festival.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.