Saída de Afoxé completa 10 anos na capital catarinense

Texto: Samantha Sant’Ana (ssamantha23@gmail.com)

O ritmo do afoxé vai percorrer as ruas do centro de Florianópolis no sábado (10/12) às 10h, tendo como ponto de partida o Largo da Alfândega. A atividade integra a comemoração aos 10 anos de Saída de Afoxé na cidade e é promovido pelo Mestre Môa do Katendê e o Afoxé Amigos de Katendê. 
 Durante toda a semana ocorreram oficinas no norte e sul da Ilha de percussão, canto e dança. Quem quiser participar poderá comprar a camisa na hora, que será vendida por R$ 30,00.

Normalmente, os membros do afoxé se reúnem nos terreiros de candomblé e, após os rituais religiosos, saem pela cidade cantando músicas em línguas africanas. Segundo Oto Henrique Pinto, integrante do Amigos de Katendê, apesar do afoxé ser vinculado à religião, o evento não representa nenhuma casa de candomblé específica. “O mestre Moa quis ampliar, trazer o afoxé pra rua”, explica.
 O grupo já participou dos carnavais de São Paulo e da Bahia, estado que possui um dos mais populares grupos  de afoxé no país: o Filhos de Gandhi.
 Em 2010, o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou o número de pessoas da religião do candomblé no país.

No sábado (10/12) ainda haverá, às 19h, Roda de Capoeira Angola e Confraternização dos Amigos de Katendê, no Espaço Manacás, bairro Rio Vermelho. No domingo (11/12) no mesmo local, ocorrerá a última saída, às 16h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.