Rede Fab Lab incentiva a criação de produtos inovadores

Texto: Ana Carolina Fernandes e Bruno da Silva

Os Fab Labs são a possibilidade de tirar ideias criativas do papel usando maquinário digital. O Fab Lab Floripa pretende fazer parte da rede mundial e tornar-se o primeiro laboratório profissional de fabricação digital de Santa Catarina. O projeto tem como objetivo discutir e operar a fabricação de ideias criativas da comunidade onde se situa, além de ser um espaço aberto que visa a criação colaborativa de produtos.

A ideia nasceu há dez anos por Neil Gershenfeld, professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts – EUA, que durante as aulas de “How To Make (almost) Everything” (“Como fazer quase tudo”), percebeu grande adesão de pessoas movidas pela vontade de criar com as próprias mãos coisas que sempre sonharam, porem não existiam no mercado. Em pouco tempo universidades, instituições e pessoas se identificaram com a causa e deram inicio a rede Fab Lab. O método da rede é  conciliar processos digitais e manuais para que as pessoas, os makers, aprendam coisas novas e criem produtos inovadores para melhorar a qualidade de vida de todos.

Hoje são mais de 200 laboratórios pelo mundo, 2 deles já operam no Brasil – o Fab Lab São Paulo e o Garagem Fab Lab . Algumas cidades brasileiras como, Curitiba, Bélem, Brasília, Rio de Janeiro e Recife estão em processo de desenvolvimento para a implantação do laboratórios. Para funcionar o laboratório deve seguir alguns ideais da rede que estão presentes na carta de principios do Fab Lab, a Fab Charter .

Como é o caso de Florianópolis, que já faz parte da rede brasileira e está na lista internacional de laboratórios em fase de planejamento.

O Fab Lab Floripa pretende ser o primeiro de Santa Catarina. Funcionando desde o ano passado, maio de 2013, o espaço segue o modelo que a rede Fab Lab chama de profissional, ou seja é um laboratório independe, que não esta ligado diretamente às universidades ou órgãos públicos. O laboratório realiza workshops e busca parceiros e investidores para adquirir as primeiras máquinas.

A sede do Fab Lab Floripa se localiza no Centro de Apoio Inovação Social, o CAIS.